A Delegacia de Polícia Civil de Itapema divulgou, nesta semana, um balanço que revela o aumento significativo das Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) solicitadas em 2024 para vítimas de violência doméstica. Ao todo, 441 medidas foram requeridas ao longo do ano, representando um crescimento de 22% em relação a 2023, quando houve 360 pedidos. Já em 2022, o número foi ainda menor, com 174 registros.
O mês de novembro se destacou como o período com maior demanda, totalizando 57 medidas solicitadas. Esse aumento expressivo reforça a preocupação das autoridades com a segurança das vítimas e a necessidade de intensificar ações de combate à violência de gênero.
O delegado titular da comarca de Itapema, Aden Claus, destacou que os números refletem o compromisso da Polícia Civil em garantir a proteção das mulheres no município e em todo o estado. Em Santa Catarina, apenas em 2023, foram solicitadas 35.477 MPUs por meio da corporação.
Além das medidas protetivas, Claus enfatizou a importância do trabalho realizado pelo Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (CAVV), que tem oferecido suporte especializado às mulheres em situação de risco. Ele também ressaltou o empenho dos policiais e agentes envolvidos na área de proteção e combate à violência doméstica.
Em três anos de atuação em Itapema, o CAVV tem se destacado no acolhimento e assistência a vítimas de violência doméstica, especialmente mulheres, crianças e adolescentes. O trabalho desenvolvido pelo órgão, fruto de uma parceria entre a Polícia Civil, Prefeitura de Itapema e a OAB Subseção Itapema tem se consolidado como base de suporte na região.
Localizado na Rua 238, nº 165, no bairro Meia Praia, ao lado da Delegacia de Itapema, o CAVV funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O espaço oferece suporte especializado às vítimas, incluindo acompanhamento psicológico, jurídico e ações preventivas.
Para 2025, a Polícia Civil pretende intensificar as ações preventivas e repressivas, ampliando a atuação no enfrentamento a esse tipo de crime. A meta é fortalecer ainda mais as estratégias de proteção e conscientização, reduzindo os índices de violência contra a mulher no município.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 21° Máx. 27°