Terça, 18 de Março de 2025
28°

Tempo nublado

Itapema, SC

Política Cidade Limpa

Celesc e BC firmam compromisso para remoção de fios obsoletos já visando o cabeamento subterrâneo

Reunião definirá próximos passos para melhorar a estética e segurança urbana com novas soluções de cabeamento na cidade.

06/02/2025 às 13h05 Atualizada em 06/02/2025 às 14h00
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Foto - Reprodução
Foto - Reprodução

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e a Prefeitura de Balneário Camboriú firmaram um compromisso durante reunião realizada nesta quarta-feira (5) para avançar em um projeto que visa a remoção dos fios obsoletos das vias públicas da cidade e a ampliação da fiscalização sobre as concessionárias responsáveis pelo cabeamento. A iniciativa tem como objetivo melhorar tanto a segurança quanto a estética urbana, contribuindo para a transformação da paisagem e a qualidade de vida dos moradores e turistas.

O encontro contou com a presença da Prefeita Juliana Pavan, do presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa, do deputado estadual Carlos Humberto, e dos secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva, e de Comunicação, Dagmara Spautz. Também participou o diretor de Distribuição da Celesc, Cláudio Varella do Nascimento.

Durante a reunião, o presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa, destacou a relevância do projeto para a estética da cidade e a importância da retirada dos fios em desuso. "Balneário Camboriú, bela como é, não pode ficar suja com a rede elétrica e a fiação, especialmente na parte de comunicação. O cabeamento subterrâneo é sinônimo de progresso, segurança e beleza", afirmou Rosa.

A Prefeita Juliana Pavan também se pronunciou, ressaltando os benefícios do projeto não apenas para a aparência da cidade, mas também para a segurança dos cidadãos. "Estamos dando um passo importante dentro do nosso grande projeto de cabeamento subterrâneo, que transformará a paisagem urbana e proporcionará uma melhor qualidade de vida para moradores e turistas", afirmou Juliana.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva, ressaltou a relevância do debate e da implementação do rebaixamento da fiação, uma obra considerada prioridade para a gestão municipal. "Essa obra é de extrema importância para a cidade. A reunião de hoje foi fundamental para compreender a grandiosidade do projeto e dar início aos alinhamentos necessários para sua execução", disse Silva.

Outro ponto discutido durante o encontro foi o rebaixamento da fiação na Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade. Este será um dos primeiros locais a receber as melhorias, com reuniões adicionais entre a Celesc e a Secretaria de Planejamento previstas para os próximos dias, a fim de alinhar os projetos técnicos e prazos para a execução.

O termo de convênio entre a Celesc e a Prefeitura de Balneário Camboriú será formalizado na próxima segunda-feira (10), quando as partes deverão definir os detalhes finais do projeto e os próximos passos para a implementação da remoção dos fios e o projeto da instalação do cabeamento subterrâneo no município.

Foto - Divulgação

Como funciona o cabeamento subterrâneo?

O cabeamento subterrâneo é uma tecnologia que substitui os fios aéreos por cabos instalados em dutos subterrâneos, protegidos por estruturas de concreto ou PVC.

Esse sistema elimina a poluição visual causada pela fiação exposta, reduz a necessidade de manutenção frequente e melhora a segurança, pois evita acidentes com quedas de postes e rompimentos de cabos durante tempestades.

Além disso, a infraestrutura subterrânea oferece maior resistência a intempéries, garantindo mais estabilidade no fornecimento de energia e internet, além de contribuir para a valorização imobiliária e modernização das cidades.

Imagem - Ilustração/IA

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.