No início da tarde desta sexta-feira (03), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), esteve em Itapema para acompanhar de perto as atividades da Estação Verão 2024/2025, programa que integra diversas ações governamentais para atender moradores e turistas durante a alta temporada.
A Estação Verão mobiliza forças de segurança, secretarias estaduais e outros órgãos para oferecer serviços que garantam qualidade, conforto e segurança a seus moradores e aos mais de três milhões de turistas que estão em Santa Catarina ou estão chegando ao estado para aproveitar as festas de fim de ano e a temporada de verão.
A visita marcou também o primeiro encontro oficial entre Jorginho Mello e o recém-empossado prefeito de Itapema, seu colega partidário, Alexandre Xepa. Flavio Silva perguntou sobre como é receber em casa o governador que apoiou sua candidatura, confira a resposta:
Vídeo - Rádio Cidade 104,1FM
Além de Xepa, algumas outras autoridades políticas presentes foram o deputado estadual Emerson Stein (MDB), o vice-prefeito de Itapema Eurico Osmari (Republicanos) e a secretária de turismo, Pati Marin (PL). A ex-prefeita do município, Nilza Simas (PL), que deve assumir a superintendência de saúde do Estado também acompanhou o governador, além do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza.
O chefe do Executivo do Estado também conversou com moradores e turistas durante sua caminhada na orla, comeu milho cozido com o prefeito e almoçou em um restaurante local. Logo após, foi para Rio do Sul.
Entrevista
Em uma entrevista concedida ao comunicador Flavio Silva, da Rádio Cidade, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, abordou temas como turismo, economia, segurança pública e mobilidade. Entre os destaques, Jorginho demonstrou satisfação com os resultados alcançados até o momento pelo programa Estação Verão, especialmente durante as festas de fim de ano.
O governador atribuiu o sucesso do programa à integração de 14 órgãos estaduais, cujo trabalho conjunto tem garantido uma experiência positiva para os turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, além dos catarinenses que lotam o litoral nesta temporada. Apesar do aumento expressivo no fluxo de pessoas, Jorginho enfatizou a felicidade dos comerciantes e destacou que o estado está preparado para receber mais de 3 milhões de turistas até o final da temporada.
Jorginho comemorou uma redução de 53% nos furtos desde o dia 24 de dezembro, resultado da atuação integrada das forças de segurança pública. Além disso, os bombeiros realizaram mais de 700 salvamentos no litoral durante o mesmo período, reforçando a importância do planejamento e da eficiência das equipes envolvidas.
O trânsito intenso foi reconhecido como um dos principais desafios da temporada. O governador citou a situação crítica do trecho entre Itapema e Navegantes, classificado como "colapsado". Segundo ele, o governo estadual está pressionando o Governo Federal e a concessionária Arteris para a construção de pistas adicionais.
Entre os projetos voltados para melhorar a mobilidade, Jorginho destacou a Via-Mar, cuja construção está prevista para começar em 18 meses, mas há esforços para antecipar o início em até 15 meses. Ele também mencionou o impacto econômico de congestionamentos, tanto para os turistas quanto para o transporte de cargas aos portos, ressaltando a urgência de criar alternativas viáveis para o tráfego.
O governador também falou sobre os esforços na área da saúde, com destaque para ações de combate à dengue no litoral catarinense. Jorginho anunciou a entrega de equipamentos modernos a Itapema, capazes de diagnosticar a doença em apenas 30 segundos, permitindo aos médicos determinar se o paciente pode ser liberado ou necessita de hospitalização. A medida foi implementada após o aumento dos casos, causado pelo acúmulo de água parada devido às chuvas intensas do ano passado.
Apesar dos desafios enfrentados pelo país, Jorginho comemorou os resultados econômicos de Santa Catarina, afirmando que o estado está "dando conta do recado". No setor do turismo, ele destacou a importância dos voos diretos de Portugal para Florianópolis, que têm impulsionado o turismo internacional e atraído investidores europeus ao estado. "Quem conhece Santa Catarina se apaixona", declarou.
Sobre as ações ambientais, o governador enfatizou os avanços no Instituto do Meio Ambiente (IMA), que passa por um processo de modernização para atender às demandas do estado de forma mais ágil e eficiente.
Ao comentar sobre a relevância de Itapema para o turismo estadual, Jorginho classificou a cidade como uma "pérola" e destacou sua relação pessoal com o local, que frequenta há cerca de 40 anos e possui dois apartamentos. Ele reforçou a importância de cuidar das praias, consideradas a "galinha dos ovos de ouro" da economia local.
Seguiu agenda
Ao sair de Itapema, o governador Jorginho Mello foi vistorioar as obras de dragagem do rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul. Ele esteve na cidade do Alto Vale acompanhado do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza. A obra é uma ação inédita do Governo do Estado para proteger a população e prevenir enchentes, alagamentos, perdas de vidas e bens materiais.
“É uma obra que não vai parar, tem duas licitações vindo aí, Rio do Oeste e outro trecho daqui de Rio do Sul. É uma obra que há muitos anos precisava ser feita e nós como estamos passando o governo a limpo em todas as áreas, essa era uma grande preocupação porque as pessoas sofrem muito aqui. O que nós estamos fazendo aqui é uma política pública que vai continuar. Eu tô muito feliz em poder estar honrando esse compromisso com o povo da região. O projeto é um todo: a limpeza, o desassoreamento e a remoção”, explicou o governador Jorginho Mello, lembrando que a obra começou em maio de 2024, está orçada em R$ 16 milhões e abrange uma área de 8,2 km de extensão com o objetivo de melhorar a segurança hídrica da região.
O projeto saiu do papel depois de 40 anos de espera por parte dos moradores do Vale do Itajaí. Atualmente, já foram removidos, ao longo de seis quilômetros do rio Itajaí-Açu, aproximadamente 100.000m³ de lama, areia e detritos de toda espécie.
APÓS O VÍDEO, VEJA MAIS FOTOS DE JORGINHO EM ITAPEMA
Mín. 21° Máx. 27°