O ano de 2025 começa com a 55ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior e Santa Catarina tem cinco representantes na competição: Avaí, Barra (estreante na competição), Criciúma, Hercílio Luz e Marcílio Dias. O primeiro a entrar em campo é o Tigre, nesta quinta-feira.
Este é o principal torneio de base do futebol brasileiro. Organizada anualmente pela Federação Paulista de Futebol (FPF), a competição ocorre no mês de janeiro e é reconhecida como uma vitrine para revelar jovens talentos para o cenário profissional.
Marinheiro e Pescador
As equipes sub-20 do Marcílio Dias, de Itajaí, e do Barra, de Balneário Camboriú, estão prestes a fazer história em sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Neste sábado (04), ambas as equipes entram em campo representando a região do Vale do Itajaí e litoral catarinense.
O Marinheiro enfrentará o Taubaté às 13h, na cidade de Taubaté, enquanto o Pescador terá pela frente o Flamengo de Guarulhos às 12h45, em Guarulhos. Para quem quiser acompanhar, as partidas serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial do YouTube “Paulistão”.
O Marcílio Dias compõe o grupo 22 e terá dois confrontos desafiadores após a estreia: contra o Goiás, no dia 7, e contra o Inter de Minas, no dia 10. Por sua vez, o Barra está no grupo 29 e enfrentará o Internacional no dia 7 e o América-SE no dia 10.
A competição, carinhosamente chamada de "Copinha", conta com 64 grupos, cada um formado por quatro equipes. Os dois melhores times de cada chave avançam para a fase eliminatória, que culmina na grande final aidna neste mês, em 25 de janeiro, data tradicional do aniversário da cidade de São Paulo.
O Barra chegou à cidade de Guarulhos na última quinta-feira, com uma delegação composta por 25 jogadores. A equipe está focada e acredita em uma boa campanha no torneio. a equipe comandada pelo técnico Eduardo Zuma.
Ele assumiu a equipe já na reta final de preparação para a Copa São Paulo. Após o vice-campeonato catarinense da categoria sub-20, o elenco foi mesclado ao time profissional para a disputa da Copa Santa Catarina, sob o comando do técnico Renan Brito.
Já o Marcílio Dias, que também conta com um elenco jovem e promissor, aposta na determinação dos 22 atletas para superar os desafios na competição.
O marinheiro embarcou na noite de ontem para Taubaté depois de fazer o último treino no Gigantão, durante a tarde. A equipe é comandada pelo técnico Cléber Schwenck desde o início do ano. Depois do terceiro lugar no Catarinense sub-20, o Marinheiro disputou a Copa Sul da categoria e chegou até a final, perdendo o título para o Athletico-PR.
Na Copa São Paulo, o treinador não poderá contar com jogadores importantes da temporada 2024, como o artilheiro Pedrinho, emprestado ao Jataiense (GO). Também titular da equipe, o atacante Davi Schwenck teve uma grave lesão de joelho no último mês. Já o zagueiro Bernardo não renovou seu contrato com o Rubro-anil para 2025.
Para ambos os clubes, a participação na Copinha representa uma grande oportunidade de projeção no cenário nacional e de revelação de novos talentos. "Estamos preparados e confiantes para fazer história no maior torneio de base do Brasil", destacou o técnico do Marcílio Dias em coletiva antes da viagem.
A Copinha é considerada um dos pilares para o desenvolvimento de novos jogadores no Brasil. Além de revelar talentos, proporciona uma experiência competitiva de alto nível para os jovens, preparando-os para os desafios do futebol profissional, o que aumenta ainda mais a responsabilidade e a emoção para os jogadores em campo.
Para Santa Catarina, a participação representa mais do que a busca por resultados: é a chance de consolidar o estado como um celeiro de talentos e abrir portas para que jovens atletas sigam carreira no cenário profissional. Fique ligado nos próximos capítulos desta jornada histórica para o futebol de base de Santa Catarina!
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 21° Máx. 27°