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Prefeito de Itapema cobra solução definitiva para problemas no abastecimento de água

Problema de abastecimento afeta moradores e turismo, e Prefeitura busca garantias de ações urgentes.

03/01/2025 às 09h39 Atualizada em 03/01/2025 às 10h23
Por: Tiago Francisco
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Foto - Divulgação
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Na manhã desta sexta-feira (03), o prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), esteve na sede da Conasa para exigir uma solução definitiva para os recorrentes problemas de falta de água enfrentados pelos moradores da cidade, especialmente durante a alta temporada, onde a economia pode ser impactada em virtude da frustração dos visitantes e turistas. A falta de abastecimento tem gerado diversas reclamações da população, que sofre com as interrupções nos serviços essenciais desde dezembro.

Segundo informações de Denis grassi - superintendente de operações da concessionária, um problema técnico em uma das Estações de Tratamento de Água (ETA) comprometeu o fornecimento em várias regiões da cidade. Embora a Conasa tenha garantido que a normalização do abastecimento ocorrerá ainda nesta semana, o prefeito reforçou a necessidade de providências urgentes e uma solução estrutural, a fim de evitar que o problema se repita nos próximos anos.

A ETA tem a função de tratar a água bruta captada de fontes naturais (rios, lagos, represas ou poços) para torná-la potável e adequada ao consumo humano. O processo de tratamento envolve várias etapas para remover impurezas, micro-organismos e substâncias indesejáveis presentes na água, garantindo que ela seja segura e saudável para beber.

Estação de Tratamento de Água (ETA) da Conasa, no bairro Morretes, também apresentou problemas

É inadmissível que nossos moradores, que já pagam uma das tarifas mais altas da região, tenham que passar por situações como essa. Essa realidade se repete todo verão e precisa de uma solução definitiva. Vamos seguir cobrando a concessionária para que cumpra sua obrigação e respeite a população de Itapema,” afirmou Xepa.

Além da cobrança imediata, o prefeito também solicitou pela segunda vez em uma semana à Conasa, um cronograma detalhado das obras de melhoria previstas para 2025, com foco na ampliação e modernização da infraestrutura de abastecimento.

Em 30 de dezembro, ainda cmo prefeit eleito, Xepa já havia visitado a sede da Conasa para acompanhar de perto as ações do plano emergencial da concessionária. A reunião teve como objetivo garantir que o abastecimento fosse normalizado, em resposta aos transtornos vividos pela população no último trimestre de 2024. Na ocasião, a concessionária se comprometeu a intensificar os esforços para solucionar os problemas de forma rápida e eficiente. Porém, com a permanência de relatos da população, Xepa retornou, agora como prefeito.

A falta de água em Itapema é um problema comum nesta época do ano, agravado pela chegada de turistas e pelas manutenções emergenciais realizadas pela Conasa. Durante o fim de semana, a situação alcançou um dos momentos mais críticos, especialmente nos bairros Morretes, Meia Praia e Jardim Praia Mar, que ficaram sem água por mais de 48 horas, segundo relatos de moradores nas redes sociais.

Em caso de situação emergencial, a Prefeitura de Itapema orienta os moradores a solicitarem o envio de caminhão-pipa diretamente à Conasa. As solicitações podem ser feitas pelos seguintes números de telefone: (47) 3268-8200 (também disponível no WhatsApp) ou (47) 9 8404-8200. A medida visa atender a população de forma imediata enquanto as ações de melhoria e ampliação da infraestrutura de abastecimento estão em andamento.

Nossos moradores podem ter certeza de que a Prefeitura estará atenta e atuante. Não vamos permitir que a população siga sendo prejudicada por problemas que já deveriam ter sido resolvidos há muito tempo. É um compromisso da nossa gestão,” concluiu o prefeito.

A Conasa também mantém a população informada sobre imprevistos ou a retomada do fornecimento de água por meio de seus Stories no Instagram. A concessionária utiliza a plataforma para divulgar atualizações em tempo real.

 

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