Na manhã desta quinta-feira (2), Itajaí viveu uma movimentação diferente: a Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura, deu início à primeira operação policial do ano, intitulada “Recomeço”. A ação aconteceu no bairro Nossa Senhora das Graças, mais conhecido como “Matadouro”, e teve como objetivo principal o combate ao tráfico de drogas, além de proporcionar alternativas sociais para as pessoas em situação de rua. Durante a operação, 26 abordagens sociais foram realizadas. A ação ainda resultou em uma prisão, apreensão de drogas, a descoberta de produtos roubados, aparelhos eletrônicos para monitoramento.
Corpo encontrado
Até a localização de um corpo em estado avançado de decomposição foi encontrado em uma trilha no morro do bairro, uma área de mata. Há suspeitas de que o crime esteja ligado a um acerto de contas envolvendo uma facção criminosa que operava no tráfico de drogas na região.
A descoberta ocorreu após uma denúncia anônima, que direcionou as buscas para a área isolada. Um cão de faro do Corpo de Bombeiros detectou um odor forte, levando as equipes a escavar o local. Sob um cobertor, foi encontrado o corpo de um homem de pele branca, com partes visíveis, como a panturrilha e o pé. A Polícia Científica foi acionada para perícia e investigação. Até o momento, a identidade da vítima nã foi divulgada.
A operação “Recomeço” visa oferecer três alternativas para as pessoas em situação de rua: internação em clínicas de reabilitação para tratamento de dependência química, apoio para inserção no mercado de trabalho com a ajuda da prefeitura ou o retorno à cidade de origem com suporte para reintegração.
A ação contou com o apoio de diversos órgãos, como a Codetran, a Secretaria de Urbanismo e Habitação, a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Obras, a Defesa Civil e a Celesc. Além das viaturas, o helicóptero Águia foi utilizado para monitorar a área e dar maior eficácia à operação.
De acordo com o tenente-coronel Ciro Adriano da Silva, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, a operação não tem prazo definido para terminar e continuará em em atividade na região. "Vamos ter um reforço policial permanente aqui. Esta operação se estenderá pelo tempo necessário para atingirmos os objetivos de mudança permanente nesta área", destacou o comandante.
A operação também reflete o início dos trabalhos do novo governo municipal, com o prefeito Robison Coelho (PL) destacando que a ação de segurança deve durar até o Carnaval. “Vamos atuar de forma firme para proteger o nosso maior patrimônio, que são as famílias de Itajaí. A operação terá apoio total da prefeitura, oferecendo todas as condições necessárias para o sucesso dessa ação”, afirmou o prefeito.
A operação contará com uma base fixa no Matadouro da Polícia Militar e da Guarda Municipal, funcionando 24 horas no local. “Nossa intenção é estender a ação até o Carnaval, proporcionando segurança e apoiando as metas do governo”, destacou o secretário de Segurança Pública, Ettore Stenghele.
Resultados do primeiro dia da operação
Encaminhamentos sociais:
Apreensões realizadas:
Infraestrutura:
Prisão:
Ver esta publicação no Instagram
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 21° Máx. 27°