Sexta, 24 de Janeiro de 2025
27°

Tempo nublado

Itapema, SC

Saúde Saúde

Saúde de Itapema alerta população contra viroses, comuns esta época do ano

Saúde pública reforça dicas de higiene e cuidados alimentares.

02/01/2025 às 17h52 Atualizada em 02/01/2025 às 18h12
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Unidade de Pronto Atendimento de Itapema. Foto - Divulgação
Unidade de Pronto Atendimento de Itapema. Foto - Divulgação

A Secretaria de Saúde de Itapema está divulgando orientação a população sobre a importância de pequenos hábitos que podem ajudar na prevenção e tratamento em caso das doenças, mais conhecidas como “viroses” e que são muito frequentes nesta época do ano. A equipe de gestão já identificou um aumento da procura por atendimento nestes casos nas Unidades Básicas de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e vem trabalhando para garantir mais agilidade no atendimento aos cidadãos. 

Estamos atentos ao aumento dos casos de viroses em nossa cidade e trabalhando para garantir que todos recebam atendimento adequado. Nossa prioridade é a saúde e o bem-estar da população de Itapema,” afirmou o Prefeito, Alexandre Xepa. 

Segundo o Secretário de saúde, Fabrício Lazzari , a prevenção nestes casos é fundamental: “Pequenas atitudes no dia a dia podem fazer a diferença. Reforçamos a necessidade de cuidados básicos de higiene e atenção à procedência dos alimentos consumidos.”

Diferenças entre virose e gripe

Viroses e gripes são doenças comuns, especialmente em épocas de mudança de clima, e podem afetar pessoas de todas as idades. Embora ambas sejam causadas por vírus, elas apresentam características distintas em relação aos sintomas e à gravidade. As viroses englobam uma série de infecções causadas por diferentes tipos de vírus, com sintomas que podem variar de leves a moderados, como febre, mal-estar e diarreia. Já a gripe, causada pelo vírus Influenza, é mais conhecida por seus sintomas intensos, como febre alta, dor muscular e cansaço extremo. Embora ambas as condições possam causar desconforto significativo, entender as diferenças entre elas é essencial para buscar o tratamento adequado e evitar complicações.

Tabela - Rádio Cidade 104,1FM

Orientações destacadas pela prefeitura
 
Dentre as principais medidas de prevenção estão reforçar a higiene como lavar as mãos com frequência, o não consumo de alimentos de procedência desconhecida ou sem a conservação adequada e não tomar banho em praias indicadas como impróprias.

Em caso de contrair a virose, o paciente deve-se hidratar com a ingestão de água potável, sopas,  sais de reidratação oral. Já os alimentos não devem ser gordurosos, pesados ou muito condimentados, com preferência para arroz branco, bananas maduras, Biscoitos de água e sal, Purê de batatas; Maçãs cozidas ou compotas sem açúcar, Frango cozido ou grelhado sem pele. Nos casos dos bebês, eles devem continuar mamando no peito, pois o leite materno oferece nutrientes e proteção imunológica.

Outra dica importante e o soro caseiro que deve ser preparado com 1 litro de água filtrada + 2 colheres (sopa) de açúcar + 1 colher (chá) de sal.

Caption

Atendimento

Em caso de piora dos sintomas, vômito constante ou outros sinais de gravidade, o paciente pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 12h e das 13h às 17h ou o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, localizada na Rua 708 A, Bairro Casa Branca (ao lado do Hospital).

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.