O prefeito Joel Lucinda (MDB) e o vice-prefeito Ailto Neckel (PL), eleitos para continuarem liderarando Porto Belo nos próximos quatro anos, serão diplomados nesta terça-feira (17), em uma cerimônia que acontecerá às 16h, na Câmara de Vereadores do município. Na mesma ocasião, os vereadores eleitos para o mandato 2025-2028 também receberão seus diplomas, em um evento que marca oficialmente o encerramento do processo eleitoral de 2024.
A diplomação, conduzida pela Justiça Eleitoral, é um ato formal e solene que atesta a legitimidade dos candidatos eleitos, habilitando-os a assumir seus respectivos cargos a partir de 1º de janeiro de 2025. O diploma entregue na cerimônia é o documento que confirma que os eleitos estão aptos a exercerem suas funções, simbolizando a vontade popular expressa nas urnas. Para os eleitos ao Poder Legislativo, o momento reforça o compromisso de trabalhar em prol da população que os escolheu para representar seus interesses.
Joel Lucinda assumirá um mandato completo após ter liderado Porto Belo desde 2022, quando foi eleito em uma eleição suplementar para um mandato de dois anos, substituindo o então prefeito e atual deputado estadual, Emerson Stein (MDB). Nas eleições municipais deste ano, Joel consolidou a confiança da população ao conquistar 87,20% dos votos válidos, uma vitória expressiva.
Com sua reeleição, Joel Lucinda deverá reafirmar seu compromisso de continuar promovendo avanços em áreas como saúde, educação, turismo, infraestrutura e desenvolvimento sustentável. Ao lado do vice-prefeito Ailto Neckel, ele terá como missão manter o diálogo com a população e buscar soluções que atendam às necessidades de todos os setores da sociedade.
A cerimônia de diplomação não apenas oficializa os resultados das urnas, mas também celebra a força da democracia e o papel ativo da população no processo eleitoral. Com um novo mandato se iniciando, os eleitos terão a oportunidade de fortalecer as políticas públicas, concluir projetos em andamento ou implementar novos.
A Justiça Eleitoral reforça que a diplomação é um marco no ciclo eleitoral, pois conclui oficialmente o processo e dá legitimidade e início à preparação para a posse dos eleitos.
Leia também
Alexandre Xepa é diplomado Prefeito de Itapema para o mandato 2025-2028
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 21° Máx. 27°