Segunda, 23 de Junho de 2025
18°

Tempo nublado

Itapema, SC

Geral Proteção Animal

Itapema registra 468 ocorrências envolvendo resgates à animais em 2024

GOR registra 1.723 casos este ano em quatro cidades da noss região.

09/12/2024 às 14h32 Atualizada em 09/12/2024 às 15h44
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
GOR recebeu recursos do Tribunal de Justiça de SC. Foto - Divulgação
GOR recebeu recursos do Tribunal de Justiça de SC. Foto - Divulgação

Este ano, o Grupo de Operações e Resgate (GOR) já registrou um total de 1.723 ocorrências relacionadas a resgates ou maus-tratos a animais nas cidades de Camboriú, Itapema, Porto Belo e Tijucas. Os dados, que revelam um aumento de 15% em relação ao ano passado, foram fornecidos pelo próprio GOR, que atua ativamente na proteção dos animais na região. Confira os números detalhados por cidade:

- Camboriú: 608 ocorrências
- Itapema: 468 ocorrências
- Tijucas: 330 ocorrências
- Porto Belo: 316 ocorrências

Em comparação com 2023, quando o GOR registrou 1.463 casos, o aumento no número de ocorrências é significativo, refletindo a crescente necessidade de atuação no combate ao abandono, resgates de animais de grande porte no trânsito e maus-tratos contra animais domésticos.

Além das quatro cidades citadas, o GOR também presta serviços nas cidades de Balneário Piçarras, Barra Velha e São Francisco do Sul. O órgão possui três bases estratégicas: em Tijucas (onde está a central), Balneário Piçarras e São Francisco do Sul, garantindo maior abrangência e eficiência nas operações.

O GOR, que atualmente conta com 22 colaboradores, também é um prestador de serviços do Governo de Santa Catarina, tendo como um de seus principais focos no Estado, o combate à tradicional "Farra do Boi". O presidente do GOR, Pedro Henrique, destaca que a estrutura do órgão foi ampliada para atender à crescente demanda, especialmente em Itapema, onde o número de ocorrências praticamente dobrou nos últimos meses.

Pedro Henrique também ressaltou que as denúncias de maus-tratos continuam sendo a principal demanda recebida pelo GOR. A maioria dessas denúncias chega por meio da Guarda Municipal ou da Polícia Militar, evidenciando a importância da parceria entre as forças de segurança e a população na proteção dos animais.

Fundado em 2016, o GOR possui um convênio com a Prefeitura de Itapema, através da FAACI (Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema), para realizar o resgate de animais de grande porte soltos nas vias públicas ou fiscalizar denúncias de maus-tratos.

Para denúncias ou para contribuir com o trabalho do GOR, a população pode entrar em contato pelo WhatsApp (47) 9 9651-9961 ou acessar o perfil de doações no Instagram @grupode_resgate.

Entrevista

Na última quarta-feira (04), o presidente do GOR, Pedro Henrique participou do Jornal da Cidade - 2ª Edição, conduzida por Cleverson Tanaka. Confira na íntegra:

Vídeo: Jornal da Cidade - 2ª Edição (04/12/2024)

Apoio

Na tarde desta quinta-feira (05), o Presidente do Grupo de Operações e Resgate - GOR, juntamente com o Coordenador da unidade de São Francisco do Sul, Wesley Henrique Medeiros da Rosa, estiveram no Tribunal de Justiça de Santa Catarina em Florianópolis, onde foi destinado para o GOR a quantia de R$ 20.063,18, valor que será destinado exclusivamente para a aquisição de equipamentos de resgate de animais, que auxiliarão as equipes no dia a dia das atividades.

O evento contou com 37 das 94 entidades contempladas com recursos do programa PJSC Mais Social. O total destinado aos projetos foi de R$ 3,5 milhões. A solenidade foi realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, na sede do Poder Judiciário, em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Os 94 projetos sociais foram selecionados pela relevância e abrangência das iniciativas, área de atuação, tempo de constituição das entidades, finalidade dos recursos pleiteados e número de pessoas potencialmente beneficiadas pelas verbas. Além disso, também foram consideradas a viabilidade da implementação dos projetos e a complexidade da prestação de contas. As entidades públicas e privadas com finalidade social receberam recursos provenientes de penas de prestação pecuniária, suspensão condicional do processo, transações penais e acordos de não persecução.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.