Segunda, 17 de Março de 2025
27°

Parcialmente nublado

Itapema, SC

Política Moradia

Itapema dá início à construção de 150 casas populares no Jardim Praia Mar

Obras têm prazo de conclusão de até 18 meses e atenderão moradores da região da Rua 450.

18/11/2024 às 14h26 Atualizada em 18/11/2024 às 14h30
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Foto - Divulgação
Foto - Divulgação

Na última sexta-feira (15), a prefeita de Itapema, Nilza Simas (PL), anunciou que o contrato para a construção de 150 casas populares foi formalizado entre a Prefeitura, a Caixa Econômica Federal e a empresa responsável pela obra. As moradias do programa 'Minha Casa, Minha Vida', serão erguidas em um terreno próximo ao Clube Sermep, ao lado do loteamento Campo Verde, no bairro Jardim Praia Mar. O benefício atenderá famílias cadastradas na região da Rua 450, área que passará por obras de reurbanização. Cerca de 600 pessoas serão beneficiadas diretamente, atendendo a demanda do governo federal.

Embora o processo de seleção da construtora tenha sido concluído em maio deste ano, as obras efetivamente começaram agora, após a assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal. Neste momento, a empresa já trabalha na terraplanagem e estabilização do terreno, etapas iniciais para viabilizar a construção dos imóveis populares. 

Ainda em maio, durante entrevista à Rádio Cidade 104.1FM, a prefeita Nilza Simas detalhou o trabalho envolvido para que o município fosse incluído no programa habitacional federal. Na ocasião, ela destacou as articulações e os desafios burocráticos enfrentados, reafirmando que o projeto era "um dos compromissos firmados com a população de Itapema". Ela ainda reforçou o impacto positivo do programa, afirmando que "transformará a vida de muitas famílias e tornará realidade o sonho da casa própria".  

Segundo o engenheiro responsável, em fevereiro as primeiras casas já começam a ser erguidas. Porém, a previsão de conclusão das obras tem um prazo máximo de 18 meses, conforme indicado por Cristian, coordenador de habitação. A iniciativa representa mais um passo na ampliação de políticas públicas de habitação em Itapema.

No anúncio do contrato, a prefeita ainda aproveitou a oportunidade para tranquilizar as pessoas que não foram contempladas na faixa 1 do programa, garantindo que em breve serão lançadas as faixas 2 e 3, conforme já está sendo mapeado pela Caixa Econômica Federal.

"Palavra dada, missão cumprida, me sinto realizada por cumprimir esse comprimosso com as pessoas", concluiu a prefeita.

Terreno onde serão construídas as 150 moradias. Fotoo - Reprodução/Google

Entenda o programa

O programa "Minha Casa Minha Vida" é uma iniciativa do governo federal brasileiro, criada em 2009, com o objetivo de facilitar o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda. O programa oferece subsídios para a compra da casa própria, além de incentivos para a construção de empreendimentos habitacionais.

O programa é dividido em diferentes faixas de renda, que determinam o valor do subsídio e as condições de financiamento. As famílias que se enquadram nas faixas de renda mais baixas recebem subsídios maiores e têm acesso a financiamentos com juros mais baixos e prazos estendidos.

Uma das principais características do programa é a parceria entre o governo, que subsidia parte do valor dos imóveis, as construtoras e incorporadoras, que constroem os empreendimentos, e as instituições financeiras, que oferecem os financiamentos.

O "Minha Casa Minha Vida" tem impacto significativo na redução do déficit habitacional no país, proporcionando moradia digna e melhor qualidade de vida para milhões de famílias brasileiras.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.