Terça, 25 de Março de 2025
29°

Parcialmente nublado

Itapema, SC

Política Giro Internacional

Eis que o grande dia chegou: o futuro da América nas urnas!

Urnas abertas para a decisão de 240 milhões de americanos.

05/11/2024 às 12h48 Atualizada em 05/11/2024 às 13h17
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Imagem: Newsweek
Imagem: Newsweek

Depois de mais de um ano de intensas campanhas eleitorais, que incluíram desde mudanças de candidatos até tentativas de assassinato, a América se prepara para um dia histórico. Hoje, cerca de 240 milhões de cidadãos americanos acordam prontos para exercer seu direito ao voto, em um processo que promete ser tão emocionante quanto polêmico.

Diferente do que acontece em muitos países, nos Estados Unidos, a votação se estende além de um único dia. O famoso Election Day, que ocorre hoje, marca a última oportunidade para os eleitores manifestarem suas escolhas. O clima eleitoral, no entanto, já está carregado de controvérsias, como evidenciado por um vídeo de um debate entre apoiadores dos candidatos, que acumulou impressionantes 21 milhões de visualizações nas redes sociais nos últimos dias.

Nas pesquisas, o cenário é de incerteza. O ex-presidente Donald Trump apresenta uma leve vantagem nos estados decisivos, conhecidos como swing states, enquanto a mídia mundial ressalta que a disputa está tecnicamente empatada. O último dia de campanha viu Trump e a vice-presidente Kamala Harris se concentrando na Pensilvânia, um estado considerado decisivo. Desde 1948, nenhum candidato democrata conquistou a presidência sem garantir a vitória na Pensilvânia.

Estatísticas mostram que vencer neste estado concede uma impressionante probabilidade de 90% de sucesso em toda a eleição. Com 19 votos no colégio eleitoral, a Pensilvânia é vista como um microcosmo da América, refletindo a diversidade e os desafios do país; mais ou menos como acontece com o estado de Minas Gerais, aqui no Brasil...

Além da corrida presidencial, os eleitores também terão a responsabilidade de escolher 435 membros da Câmara dos Deputados e 35 dos 100 senadores do país. Este é um dia que moldará não apenas a liderança da nação, mas também a direção política e social para os próximos anos, levando em consideração que o republicacno Donald Trump é associado ao conservadorismo, enquanto a democrata Kamala é vista como progressista.

Mas quando os resultados serão divulgados?

A incerteza é parte do jogo. Em eleições passadas, como a de 2020, o Election Day ocorreu em 3 de novembro, mas os resultados só foram oficialmente anunciados pela mídia em 7 de novembro, um dia após o ataque ao Capitólio, na Casa Branca. Em 2016, quando Trump foi declarado vencedor, o resultado foi conhecido na madrugada seguinte, enquanto a vitória de Barack Obama em 2012 foi projetada antes da meia-noite do próprio dia da votação.

À medida que as urnas se fecham e as apurações começam, o país aguarda ansiosamente os desdobramentos que definirão o futuro da maior potência do mundo.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.