O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade referente a semana de 28 a 1º de novembro de 2024. De acordo com as coletas realizadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 198 estão próprios para banho, o que representa 83,19%. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 72 estão adequados para banho, o que equivale a 82,76%.
O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina contemplando as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.
Para visualizar ou baixar o relatório completo, acesse o documento inserido ao final desta matéria. No site, as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar durante a semana os relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’.
Resultados das coletas em nossa região
- Em Itapema, dos 9 pontos coletados, 8 estão próprios para banho;
- Em Porto Belo, dos 6 pontos coletados, todos estão próprios para banho;
- Em Bombinhas, dos 9 pontos coletados, 7 estão próprios para banho;
- Em Balneário Camboriú, dos 15 pontos coletados, 14 estão próprios para banho;
- Em Itajaí, dos 5 pontos coletados, todos estão próprios para banho;
- Em Florianópolis, dos 87 pontos coletados, 72 estão próprios para banho;
O IMA ainda orienta que não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, bem como, nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho.
Clique aqui para ver o documento "relatorio_n76-2024.pdf"
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 17° Máx. 22°