Terça, 12 de Novembro de 2024
23°

Tempo nublado

Itapema, SC

Política Legislativo

Dois suplentes assumem cadeiras na Câmara de Itapema em novembro

A função dos suplentes é assegurar que a representatividade do eleitorado seja mantida, permitindo a continuidade dos trabalhos legislativos.

29/10/2024 às 21h04 Atualizada em 29/10/2024 às 22h18
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Simei Lucena e Jocemir dos Santos. Foto - Reprodução/Redes Sociais
Simei Lucena e Jocemir dos Santos. Foto - Reprodução/Redes Sociais

Dois novos vereadores vão assumir, pela primeira vez, as cadeiras da Câmara de Vereadores de Itapema no próximo mês de novembro. A vereadora Raquel da Saúde (União) solicitou licença sem vencimentos, válida entre o próximo sábado (1º) e 30 de novembro de 2024, período em que será substituída pelo suplente Simei Lucena.

Além dela, o vereador Jean do Dimar (MDB) também formalizou pedido de licença, sem remuneração, para o mesmo mês. Durante sua ausência, quem ocupará a vaga temporariamente será o suplente Jocemir Arceli dos Santos. 

Vale lembrar que os suplentes precisam ser do mesmo partido ou coligação que o titular. Isso ocorre porque as vagas são distribuídas com base no coeficiente eleitoral, que considera a quantidade de votos recebidos pelo partido ou coligação, e não apenas pelos candidatos individuais. Neste caso, em Itapema, os suplentes são do mesmo partido que os titulares.

Continua após a publicidade
Anúncio

Nesta última eleição, Jocemir não tentou se candidatar novamente, ao contrário de Simei, que alcançou 657 votos, garantido mais uma vez, a vaga de suplente para o mandato 2025 à 2028.

Mas quem são os suplentes?

Suplentes são candidatos que participaram das eleições e receberam uma quantidade significativa de votos, mas não o suficiente para garantir uma cadeira permanente no legislativo. Eles ficam como substitutos, assumindo temporariamente as funções de um vereador titular quando este se licencia ou deixa o cargo por algum motivo, como licença médica, afastamento por motivos pessoais ou outros compromissos.

A função dos suplentes é assegurar que a representatividade do eleitorado seja mantida, permitindo a continuidade dos trabalhos legislativos e a presença de representantes que também foram eleitos democraticamente, mas que aguardam a oportunidade de atuar.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.