Terça, 12 de Novembro de 2024
23°

Tempo nublado

Itapema, SC

Social Esperança

Abrigo em Itapema que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, ganha nova sede

A Casa de Acolhimento João e Maria representa um esforço coletivo para transformar vidas e garantir um futuro mais seguro e promissor para as crianças e adolescentes de Itapema.

28/10/2024 às 17h35 Atualizada em 29/10/2024 às 12h35
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Foto - DivulgaçãoOAB Itapema
Foto - DivulgaçãoOAB Itapema

Nesta sexta-feira (19), foi inaugurada a nova sede da Casa de Acolhimento João e Maria, em Itapema. O projeto, que atende desde 2022 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e afastados de suas famílias por medidas judiciais, se fortalece com a iniciativa da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Poder Judiciário, representado pela OAB Itapema. A nova estrutura, considerada um avanço significativo para a assistência social da cidade, é amparada pela Lei Municipal 4278/2022 (leia ao final da matéria), que regulamenta os critérios para que famílias possam obter a guarda provisória e participem do programa Família Acolhedora.

Anteriormente localizada na Rua 270A, nº 426, no bairro Meia Praia, a Casa de Acolhimento agora ocupa um espaço mais amplo, proporcionando mais conforto e melhores condições para as atividades diárias e o cuidado especializado das crianças e adolescentes atendidos.

O endereço da nova Casa de Acolhimento não pode ser divulgado por questões éticas, uma vez que os acolhidos estão envolvidos em processos judiciais. A proteção desse local é essencial para garantir a segurança dos menores, e, por essa razão, até mesmo as visitas são restritas, preservando a privacidade das crianças e adolescentes.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com Eduardo Forgiarini, Secretário de Assistência Social, o novo ambiente busca garantir uma experiência acolhedora e afetuosa, fundamental para o desenvolvimento dos menores. “No abrigo, as crianças e adolescentes recebem não apenas cuidado, mas também amor e proteção em um momento delicado de suas vidas. Esses elementos fazem toda a diferença e contribuem para o desenvolvimento integral durante o período de acolhimento”, destacou o secretário.

Apoio da OAB de Itapema

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Itapema e integrante da Comissão de Direitos das Famílias, Camila Rosin, ressaltou o papel essencial do projeto na vida dos atendidos e a importância de iniciativas como a Casa de Acolhimento João e Maria e o Programa Família Acolhedora. Em uma declaração exclusiva à Rádio Cidade 104.1FM, Rosin afirmou: "A Casa de Acolhimento oferece um ambiente seguro e cheio de carinho, enquanto o Projeto Família Acolhedora permite que essas crianças encontrem um acolhimento familiar com voluntários. Valorizamos profundamente o trabalho das profissionais que se dedicam a essas ações e estamos sempre de braços abertos para apoiar e divulgar projetos tão fundamentais para a proteção e o bem-estar dos pequenos.”

Capacidade e funcionamento

Com capacidade para atender até 15 crianças e adolescentes de Itapema, o abrigo institucional é operado pela prefeitura em parceria com os serviços terceirizados da Instituição Vida Plena, que desde 2023 atua para garantir o protagonismo das crianças afastadas de suas famílias de origem. As crianças são acompanhadas de forma cuidadosa até que possam retornar a seus lares ou, caso isso não seja possível, sejam encaminhadas para adoção.

O programa Família Acolhedora é um braço essencial do projeto, selecionando e capacitando famílias voluntárias para receber temporariamente bebês, crianças e adolescentes, proporcionando a elas um ambiente familiar estável durante o acolhimento. As famílias voluntárias passam por uma preparação e supervisão rigorosas, garantindo um acolhimento que preserva o bem-estar e promove o desenvolvimento saudável dos menores.

Proteção para crianças em situação de risco

A vulnerabilidade social coloca em risco o desenvolvimento de crianças e adolescentes, tornando o acolhimento uma medida prioritária entre as ações protetivas. O programa Família Acolhedora oferece a oportunidade para que famílias voluntárias possam oferecer carinho e apoio durante o período em que essas crianças estão afastadas de suas famílias.

Para as famílias interessadas em se voluntariar e fazer a diferença na vida de uma criança, é possível realizar o cadastro junto à equipe do programa. As exigências incluem o cumprimento dos critérios legais e o compromisso de passar por uma preparação e acompanhamento constante.

Como participar e acompanhar o trabalho da Instituição

Interessados em apoiar ou saber mais sobre o programa e o trabalho realizado pelo Instituto Vida Plena podem seguir o perfil oficial no Instagram @institutovidaplenaitapema, ou entrar em contato através dos números (47) 9 9194-7961 e (47) 9 9187-2628, ou pelo e-mail [email protected].

Clique aqui para ver o documento "Lei Ordinária 4278 2022 de Itapema SC.pdf"

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.