Flavio Silva foi para Blumenau para falar de história e magia. Ele visitou o Palácio do Planetapéia e entrevistou Nerino José Furlan, o fundador deste projeto incrível que torna a maior festa alemã das Américas, um espetáculo à parte, sendo uma das atrações mais aguardadas dos desfiles tradicionais.
O Palácio é a sede atual da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Planetapéia, o espaço conta com toda a infraestrutura para guardar os brinquedos, sediar as confraternizações do grupo e realizar eventos de parceiros. O espaço é onde grande parte das criações tomam forma e vida. Todos os detalhes do lugar foram pensados e tem relação com algum fato já vivenciado pelos Planetapeístas.
Confira a reportagem:
Vídeo - Youtube/Rádio Cidade Itapema 104.1FM
O Mago Nerino
Nerino José Furlan criou uma inusitada quadricicleta (bicicleta de filhos: Guionardo, Guioberto e Guioney). Entusiasta e admirador da cultura alemã, assistia aos desfiles da Oktoberfest. Certo dia convidou três amigos, Nilo Quintino, Luís Carlos Carvalho e Zair Aníbal de Souza, para participar dos desfiles. Conseguiram trajes típicos emprestados, enfeitaram com flores o brinquedo e foram até o início da concentração dos desfiles felizes e motivados, mas não tinham permissão para desfilar e foram barrados pelos organizadores. Nerino, inquieto e irreverente adiantou-se duas quadras margeando o rio Itajaí Açú com a quadricicleta e os amigos. Pararam duas quadras adiante e viram um guarda, foram ao seu encontro e pediram para o mesmo lhes prestar um favor, levantar a corda, pois precisavam entrar no desfile. Disseram ao guarda que tinha furado o pneu da quadricicleta e o consertado. O guarda como não sabia da proibição deixou-os entrar. A alegria destes foliões, a vontade e a perseverança caiu na graça do público permanecendo até hoje nos desfiles. Esta quadricicleta foi batizada de Centopéia do Chope.
Um lugar, um estalo, um guardanapo, uma caneta, imaginações, o desenho, o sonho materializado pelo prazer de contagiar, a alegria de voltar a ser criança. Este foi o início do Planetapéia, criado por Nerino José Furlan. Os mais de 25 brinquedos encantam por onde passam, e não importa a idade, seja criança, adulto, todos se alegram com a magia, e a alegria contagiante. Com 30 anos de história já percorreram diferentes países como: Portugal, Espanha, França, Mônaco, Itália, China, Emirados Árabes, Turquia, Israel, Capadócia, Dubai e o Vaticano, país que ficou marcado pelas palavras ditas pelo Papa “Centopéia do Brasil, um abraço”. Admirador da festa alemã, Nerino não mede esforços para expressar a sua criatividade, e levar alegria por onde passa. O grupo Planetapéia já participou de mais de 407 desfiles, sendo 250 personalidades participando por desfile. Ao longo desta trajetória já desfilaram por este grupo mais de 25 mil pessoas.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 18° Máx. 23°