Na manhã desta quarta-feira (23), a primeira reunião da Frente Parlamentar do Corredor Rodoviário Litorâneo Norte da Assembleia Legislativa (Alesc) trouxe avanços importantes para a infraestrutura rodoviária de Santa Catarina. Durante o encontro, em Florianópolis, o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, anunciou aos deputados estaduais o início do processo de construção da Rodovia Via Mar, também conhecida como "Via Litorânea ou BR-102".
O governador Jorginho Mello assinou ainda nesta tarde as ordens de serviço para a elaboração dos projetos executivos da nova rodovia, que promete ser uma solução estratégica para desafogar o tráfego da BR-101, um dos principais eixos viários do estado.
A Via Mar terá 144 quilômetros de extensão, conectando a área industrial de Joinville ao contorno viário da Grande Florianópolis, criando um corredor de desenvolvimento para o Litoral Norte. O secretário Comper revelou que o Estado já concluiu a licitação para o projeto executivo de quatro lotes:
O primeiro lote ligará o entroncamento da BR-101 em Joinville ao entroncamento da BR-280, em Guaramirim. O segundo trecho seguirá até o entroncamento com a SC-415, de Massaranduba a São João do Itaperiú. O lote três cobrirá o percurso até o entroncamento com a SC-414, ligando Luiz Alves a Navegantes. Por fim, o quarto lote alcançará o entroncamento com a SC-486, em Itajaí. O trecho restante, que ligará Itajaí ao contorno viário da Grande Florianópolis, será licitado em uma fase posterior.
Comper também destacou que o trecho final, que contempla cerca de 55 quilômetros, exigirá uma engenharia mais complexa, incluindo a construção de dois viadutos, dez pontes e um túnel. "Esse será um dos trechos mais desafiadores da obra, e estamos focados em garantir que tudo ocorra dentro dos prazos e com a qualidade necessária", afirmou o secretário. A previsão é que os projetos executivos já contratados sejam finalizados em até dois anos.
O coordenador da Frente Parlamentar, deputado Carlos Humberto (PL), reforçou o compromisso do grupo com o andamento das obras. "Acompanharemos de perto cada fase, cobrando a execução tanto dos projetos quanto das obras. Essa rodovia será um divisor de águas para o desenvolvimento do estado", disse.
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta tarde, Carlos Humberto foi questionado sobre o financiamento de uma obra dessa magnitude. O parlamentar sugeriu que o modelo de concessão, semelhante ao utilizado no Contorno Viário da Grande Florianópolis, pode ser uma alternativa viável para viabilizar o projeto. Contudo, ele enfatizou que ainda está aberto a outras opções e que todas as possibilidades serão cuidadosamente analisadas.
"O grande intuito nosso aqui é movimentar a sociedade catarinense na cobrança desta importante ação. Queremos conscientizar as pessoas da importância de planejar e construir essa rodovia. Existem forças políticas catarinenses bem como toda a comunidade que vem se mobilizando para que esta solução seja dada, isso já aconteceu lá atras, no contorno da Grande Florianópolis. Agora queremos levar este projeto para o nosso litoral norte também. E hoje, a contribuição das autoridades presentes foi de extrema importância para o avanço dessa discussão que vem para desafogar o trânsito da BR-101. A ordem dos primeiros 4 trechos já foi assinada pelo governador, agora, continuaremos pleitando os próximos quilômetros", declarou o Deputado.
A Rodovia Via Mar é vista como uma solução não apenas para melhorar a mobilidade, mas também para fortalecer a economia catarinense, promovendo o crescimento das regiões envolvidas e oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento.
Proposta do Corredor Rodoviário Litorâneo Norte abrange 144 Km. Vídeo - Divulgação
Itapema marcou presença
A reunião da Frente Parlamentar do Corredor Litorâneo Norte contou com a presença de diversas lideranças políticas da região, incluindo prefeitos e vereadores eleitos do Litoral Norte de Santa Catarina. Entre os destaques, esteve o prefeito eleito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), e o vice-prefeito reeleito de Porto Belo, Ailto Neckel (PL), que participou representando o prefeito reeleito, Joel Lucinda.
Durante o encontro, Alexandre Xepa aproveitou a oportunidade para expor suas preocupações sobre o impacto da balança e do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no trânsito de Itapema. Ele destacou a necessidade urgente de remover a balança, apontando que o equipamento tem contribuído para a ocorrência de acidentes na região. Além disso, Xepa mencionou a revisão do funcionamento da PRF, afirmando que as intervenções feitas nas saídas da BR-101 frequentemente geram congestionamentos, agravando o tráfego.
O prefeito eleito elogiou a iniciativa de união entre prefeitos, vereadores, deputados e autoridades, e destacou a importância de manter essa colaboração em prol de melhorias para a mobilidade urbana no estado. Ele ressaltou que a população de Santa Catarina merece uma infraestrutura viária de qualidade, sobretudo durante a alta temporada, quando o fluxo na BR-101 é consideravelmente maior, pressionando ainda mais a necessidade de soluções efetivas para garantir segurança e fluidez no trânsito.
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