Segunda, 21 de Abril de 2025
21°

Tempo nublado

Itapema, SC

Policial Golpe online

Polícia Civil prende suspeitos de fraude em vendas de consórcios em Florianópolis

Vítimas foram induzidas a acreditar que estavam comprando consórcios e imóveis, mas caíram em golpe.

16/10/2024 às 14h59 Atualizada em 19/10/2024 às 21h11
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Foto - Divulgação/PC
Foto - Divulgação/PC

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE), do Departamento de Investigações Criminais da Capital (DIC CAPITAL), realizou, nesta quarta-feira, 16, uma operação para cumprir mandados de prisão temporária contra dois suspeitos envolvidos em um esquema de vendas fraudulentas de consórcios na cidade de Florianópolis.

As investigações tiveram início em julho deste ano, após diversas vítimas registrarem ocorrências relatando que foram enganadas por uma quadrilha especializada. Os golpistas ofereciam consórcios e imóveis pela internet, fazendo com que as vítimas acreditassem estar fazendo um negócio legítimo. No entanto, ao transferirem valores expressivos para o grupo, descobriam que haviam sido alvo de fraude. O prejuízo total apurado até o momento ultrapassa R$ 170 mil, e as investigações continuam em andamento para apurar o envolvimento de outros membros da organização criminosa.

De acordo com informações da Polícia Civil, o bando utilizava anúncios falsos em plataformas online para atrair potenciais compradores. Após o contato inicial, as vítimas eram convencidas por vendedores a adquirir os consórcios ou imóveis inexistentes. O grupo se apresentava de forma convincente, simulando toda uma negociação formal para dar veracidade à fraude.

Ainda não se descarta a possibilidade de que outras pessoas estejam envolvidas na operação do esquema criminoso, e o inquérito policial segue aberto. A Polícia Civil reforça a importância de que qualquer pessoa que tenha sido vítima de golpes semelhantes ou que possua informações relevantes procure a delegacia mais próxima para colaborar com as investigações.

O delegado responsável pelo caso destacou que este tipo de crime tem crescido com o uso de plataformas digitais e que a população deve ficar atenta a ofertas que parecem vantajosas demais. "É essencial verificar a autenticidade de qualquer negócio antes de fazer transferências de valores, principalmente quando se trata de transações realizadas pela internet", alertou.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.