O carismático e popular atleta de Itapema, João Carlos Moura, conhecido carinhosamente como João Energia, entrou para a história do surf adaptado ao se tornar o primeiro brasileiro campeão na categoria PS-Kneel. Essa categoria é destinada a surfistas que, devido a limitações físicas nos membros inferiores, competem de joelhos.
O feito, alcançado durante o campeonato promovido pela CBSurf (Confederação Brasileira de Surf) em Porto de Galinhas, Pernambuco, é comparado por alguns à conquista de Gabriel Medina no campeonato mundial de surf. A vitória de João representa um marco não só para ele, mas para a cidade de Itapema e o esporte adaptado no Brasil. Com o título, João garantiu sua vaga no mundial e agora descansa para focar em seu próximo desafio
Patrocinado pela prefeitura de Itapema, através do programa Bolsa Atleta, e por seus apoiadores oficiais, João é também integrante da Associação de Surf Amigos de Itapema (ASAI). Ao longo de sua trajetória, tem levado o nome de sua cidade e de sua associação com muito orgulho. Ele retorna a Itapema nesta quarta-feira (02), onde uma calorosa recepção o aguarda.
"João, você levou o nome de Itapema pelo Brasil e nos enche de orgulho! Parabéns por vestir a camisa da ASAI e representar tão bem nossa cidade!", celebrou Rafael Benetti, novo diretor da ASAI, emocionado com a conquista. Agora, João : o campeonato mundial de surf adaptado.
Vídeo: Divulgação/Asai
O evento
O campeonato de surf adaptado realizado em Porto de Galinhas foi um grande marco para a inclusão e acessibilidade no esporte brasileiro. O evento, que contou com a participação de atletas com deficiência de diversas regiões do Brasil, consolidou-se como o maiss importantes no cenário do surf adaptado no país.
O local, conhecido por suas belas praias e águas cristalinas, proporcionou condições ideais para a prática do surf, tornando a experiência dos competidores ainda mais emocionante. 21 categorias foram disputadas, abrangendo surfistas com diferentes tipos de deficiência, como cadeirantes, amputados, e pessoas com deficiência visual, entre outros.
Além das competições, foram realizadas oficinas de surf inclusivo e atividades de conscientização sobre acessibilidade nas praias. O CBSurf Porto de Galinhas Parasurf foi montado na Alameda do Surf na praia do Borete, local que já está estruturado para receber grandes eventos do esporte.
O evento reforçou a importância de iniciativas como essa, que não só promovem o esporte, mas também criam espaços de inclusão e igualdade, inspirando novas gerações e dando visibilidade ao potencial dos atletas adaptados no Brasil.
Mais orgulho para a Costa Esmeralda
Além de João, Mariana Busnello, de Porto Belo, também se destacou no eventou, ao vencer na categoria Parasurf visual 2, para pessoas comdeficiência visual parcial.
Vídeo: Divulgação/Asai
Sobre a CBSurf
Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf.
A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf.
Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro.
A CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surf brasileiro.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 15° Máx. 19°