O Projeto Óleo Solidário já arrecadou, em 2024, 4.101,7 litros de óleo de cozinha usado por meio de uma gincana entre alunos de terceiro a quinto ano das escolas municipais Luiz Francisco Vieira (Ilhota), Educar (Meia Praia) e Francisco Vitor Alves (Morretes).
Assim, evitamos o descarte incorreto desse material que poderia ter poluído até 99 milhões de litros de água. Além do benefício ambiental, o Projeto vende o óleo usado para uma empresa que recicla o material e os recursos gerados são revertidos para a APAE de Itapema e a Fundação Rotaria, que investe em projetos sociais e ambientais na região.
Para a APAE já foram repassados R$3.700,00 provenientes do projeto neste ano. Os recursos foram utilizados para a compra de uma esteira que já está fazendo a diferença nas sessões de fisioterapia dos usuários da APAE.
“Ela permite a prática de exercícios de marcha e corrida em um ambiente controlado, o que é importante para a reabilitação de lesões e recuperação funcional”, destaca Luana Duarte, fisioterapeuta neurofuncional da APAE de Itapema.
A campanha é uma parceria entre a Conasa Águas de Itapema, FAACI, Rotary Club de Itapema, APAE de Itapema e a Secretaria Municipal de Educação.
Gincana
O Óleo Solidário promove uma gincana com prêmios mensais para a turma de cada ano participante que arrecada maior quantidade de óleo. Os prêmios são ofertados pela Conasa Águas de Itapema.
“Esses prêmios são um incentivo à arrecadação do óleo de cozinha usado, que traz benefícios ao meio ambiente além de gerar renda para iniciativas de impacto socioambiental na região”, explica Denis Grassi, superintendente da Conasa Águas de Itapema.
Em cinco meses de campanha já foram entregues os prêmios com visitas ao Oceanic Aquarium, ao Unipraias, ao Parque dos Dinossauros, ao Parque Jump e plantação de mudas acompanhada de picnic no espaço Cazah, Para o sexto e último mês da campanha, cuja arrecadação segue até o dia primeiro de novembro, o premio será uma visita ao Space Adventure.
Além dos prêmios mensais, a escola que mais arrecadar óleo durante toda a gincana receberá um cupom premiado de 6 mil reais para investir em melhorias na sua infraestrutura.
Até o momento, a escola Educar lidera a competição com 2.444,4 litros de óleo arrecadados, seguida pela Francisco Vitor Alves com 1.475,3 litros e a Luiz Francisco Vieira com 182 litros.
Contribua com a iniciativa
A comunidade em geral também pode contribuir com o projeto, basta armazenar o óleo de cozinha usado em garrafas pet limpas, transparentes (sem cor) e entregar em um dos pontos de coleta da campanha. Nesse sentido, é possível contribuir com a gincana, levando o seu resíduo para coleta na escola participante de sua escolha, ou entregar seu óleo de cozinha usado na sede da Conasa Águas de Itapema (Av. Marginal Leste, 5), no atendimento da FAACI (R. 106, 165) ou na APAE Itapema (R. 458, 492).
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 15° Máx. 19°