A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), anunciou nesta quarta-feira (25) a entrada em vigor do Decreto nº 11.865, de 23 de setembro de 2024, que promove ajustes no horário de funcionamento do estacionamento rotativo e retira a cobrança de algumas áreas entre a Terceira e Quarta Avenidas. As mudanças visam otimizar o sistema e proporcionar melhorias na mobilidade urbana da cidade.
Com o novo decreto, o horário de cobrança do estacionamento rotativo foi reduzido. De segunda a sexta-feira, o período pago será das 9h às 18h, encerrando duas horas mais cedo que o modelo anterior, que se estendia até as 20h. Aos sábados, a cobrança agora será válida apenas das 9h ao meio-dia, em vez de até as 20h. Além disso, as vagas passam a ser gratuitas em feriados, um benefício que anteriormente se aplicava apenas aos domingos.
Outra mudança significativa houve após a avaliação de engenheiros de tráfego, a qual removeu trechos com cobrança entre a Terceira e Quarta Avenidas, incluindo as ruas 500, 600, 620, 700, 902, 906, 910 e 916. Segundo a diretora da BC Trânsito, Magali Ignácio, outros pontos poderão ser incluídos conforme a demanda. "A retirada da cobrança aos sábados à tarde e nos feriados foi um pedido da comunidade, prontamente atendido pelo prefeito Fabrício Oliveira, reconhecendo que a principal função do estacionamento pago é promover a rotatividade, facilitando o fluxo e a mobilidade urbana", explicou a diretora.
O estacionamento rotativo é um sistema de gestão de vagas públicas em áreas de grande fluxo de veículos, geralmente em zonas urbanas, com o objetivo de garantir a rotatividade de veículos e melhorar a mobilidade. Ele funciona cobrando uma taxa dos motoristas para que estacionem em áreas demarcadas por um período de tempo limitado.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 15° Máx. 19°