Semana passada, no dia 21 de setembro, a Fanfarra de Perna de Pau de Itapema, composta por cerca de 28 talentosas crianças, fez história ao conquistar o primeiro lugar na 'XIV Confabansul - Campeonato de Bandas e Fanfarras', realizado na encantadora cidade de Fraiburgo, conhecida como 'terra da maçã', no oeste de Santa Catarina.
O evento, promovido pela ABANFAESC (Associação de Bandas e Fanfarras do Estado de Santa Catarina), contou com a participação de 1.500 músicos de bandas e fanfarras de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, abrilhantando o Centro de Eventos Sebastião Andrade dos Santos, onde a dedicação e o talento dos pequenos itapemenses foram evidentes.
Acompanhadas por seis pais, que forneceram o suporte necessário para a realização desse sonho, as crianças não apenas se destacaram pela sua apresentação vibrante e criativa, mas também brilharam em um projeto que é único no Brasil. Durante a competição, a fanfarra de Itapema não só se sagrou campeã, mas também obteve o segundo lugar na modalidade estandarte, um reconhecimento que simboliza a importância cultural e educativa desse projeto inovador.
Antônio Linhares, carinhosamente conhecido como Toninho do Consórcio, criador do projeto, compartilhou a importância dessa iniciativa: "O projeto promove o equilíbrio, a coordenação motora e o raciocínio rápido, além de proporcionar a competitividade por meio de campeonatos que ajudam a divulgar o próprio projeto e a cidade de Itapema."
O concurso
O CONFABANSUL é uma oportunidade única para grupos musicais de diversas cidades demonstrarem sua habilidade, criatividade e dedicação à arte da música. O concurso tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento técnico e artístico das fanfarras e bandas, além de promover a integração cultural entre os estados do Sul do país.
Um projeto transformador
A história da fanfarra começou em 2007, aqui mesmo em Itapema, no Colégio Luiz Francisco Vieira. O projeto teve um início modesto, com fanfarras feitas de lata e bombonas plásticas, destinadas a desenvolver habilidades motoras nas crianças para que, futuramente, pudessem participar da fanfarra do colégio. Em um dia de inspiração, Toninho avistou um divulgador sobre perna-de-pau em Balneário Camboriú e imaginou sua fanfarra sob uma nova perspectiva: tudo em perna-de-pau. Assim, nasceu a Fanfarra de Perna de Pau.
Atualmente, o grupo conta com 28 crianças sob a orientação de Antônio Linhares e Carlos de Jesus. Este projeto singular no Brasil visa desenvolver a arte e a musicalidade das crianças, que hoje estão no Colégio Bento Elói Garcia, com o apoio da secretária de educação, Alessandra Simas Ghiotto. A fanfarra já participou de diversos eventos, tanto em Itapema quanto em outras cidades e regiões. Com orgulho, os integrantes afirmam: "Não somos os melhores, somos diferentes. O céu não é o limite, porque o universo é maior."
Investindo no Futuro
"Só haverá um futuro melhor se no presente investirmos no talento de nossas crianças", destacam os organizadores. Essa visão não apenas reflete o compromisso com o desenvolvimento pessoal dos jovens, mas também enfatiza a importância de cultivar a arte e a cultura desde a infância.
A Fanfarra de Perna de Pau de Itapema não é apenas um projeto de dança; é uma verdadeira escola de vida, onde as crianças aprendem valores, desenvolvem habilidades e, acima de tudo, se divertem. "O brilho nos olhos de cada participante ao subir ao palco é a verdadeira recompensa de um trabalho que vai muito além da música", finaliza Toninho.
Leia também
Fanfarra de Perna de Pau itapemense conquista troféu na III Copa Alto Vale de Bandas e Fanfarras
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 15° Máx. 19°