A FAACI (Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema), em parceria com a CONASA (Companhia Águas de Itapema), está convidando toda a comunidade para um evento especial em celebração ao Dia da Árvore. O encontro ocorrerá neste sábado, dia 21 de setembro, às 09h30, no Espaço Cultural e Gastronômico CAZAH, situado na área do parque urbano na preservação permanente do Rio Bela Cruz (Rua 716, 533 - Várzea).
Este evento é uma iniciativa em prol do meio ambiente e da sustentabilidade, valores fundamentais para ambas as instituições. Durante a manhã, serão promovidos o plantio de espécies ameaçadas de extinção, como o palmito, contribuindo assim para a biodiversidade local. Os participantes poderão desfrutar de um delicioso café da manhã, promovendo não apenas a ação ambiental, mas também a confraternização comunitária.
Uma das ações principais será o plantio de árvores nas margens do Rio Bela Cruz, com o intuito de restaurar a vegetação nativa e sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental. "Venha fazer parte dessa transformação. Sua presença é fundamental para construirmos um futuro mais verde e sustentável", convida Rodrigo Bicudo Merege, biólogo da FAACI.
No período vespertino está programada a 'Oficina Imersão Sustentável', iniciando com a apresentação de vários robôs, mostrando o tipo de material que cada um contém, bem como o tempo de decomposição desses materiais se descartados na natureza. Haverá conversas sobre reciclagem, sobre a importância de separar o “lixo” de forma correta, e sobre o descarte irregular nas ruas e praias.
Após a apresentação dos robôs, será distribuído o material para a oficina do robô de papelão, onde a criança vai criar usando toda sua imaginação e criatividade.
O Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, é uma data que destaca a importância das árvores para o meio ambiente e para a vida no planeta. A origem dessa comemoração remonta à necessidade de conscientizar a população sobre a preservação da natureza e a importância das florestas.
Entenda o Dia da Árvore
A escolha do dia 21 de setembro para a celebração do Dia da Árvore no Brasil está relacionada ao início da primavera, uma época em que as árvores florescem e se renovam. A data foi oficializada em 1965, através da Lei nº 4.771, e tem suas raízes em iniciativas que surgiram na década de 1930, quando a sociedade começou a reconhecer a necessidade de proteger as florestas e promover o reflorestamento.
Comemorar o Dia da Árvore é um ato de responsabilidade e um convite à reflexão sobre como cada um de nós pode contribuir para a preservação e valorização das árvores e do meio ambiente. Incentivar o plantio de árvores e a proteção das florestas é fundamental para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 15° Máx. 19°