Atendendo aos pleitos da Promotoria Eleitoral de Laguna, a Justiça Eleitoral indeferiu o registro de candidatura do ex-prefeito de Laguna, Célio Antônio (PT), para o cargo de prefeito da cidade. A decisão tem como base o pedido de impugnação apresentado pelo Promotor de Justiça Chrystopher Augusto Danielski e foi fundamentada em condenações anteriores que tornam o candidato inelegível até 2025.
O julgamento do recurso apresentado pela defesa ocorreu nesta segunda-feira (16/9) e ratificou a decisão inicial de indeferimento. Conforme a sentença, Célio encontra-se com os direitos políticos suspensos devido a uma condenação em segundo grau por ato de improbidade administrativa.
Nesse processo, dentre as sanções aplicadas, foi fixada a suspensão dos direitos políticos do candidato por um período de cinco anos, com início a partir do trânsito em julgado da decisão, que ocorreu em junho de 2020.
Portanto, com a suspensão dos direitos políticos ainda vigente, a candidatura de Célio Antônio foi indeferida. Da decisão, cabe recurso, portanto, na prática, o candidato segue concorrendo ao pleito de outubro. Nas redes sociais, Célio segue sua apresentando sua campanha diária.
Nota de esclarecimento
Na última segunda-feira (16), a Federação BRASIL DA ESPERANÇA - FE BRASIL (PT/PC do B/PV) de Laguna, emitiu uma nota oficial, mostrando otimisto com um reviravolta; confira na íntegra a declaração:
"Dada à injustiça com nossa candidatura e, sabendo que só cabe ao TSE como instância máxima da justiça eleitoral julgar o nosso caso. É também sabido que à candidatura à prefeito apresentou argumentos concretos para o seu deferimento e, todavia, o papel consévador do TRE não pode tirar à oportunidade de registro e sim o TSE.
Conclamo todos os nossos apoiadores à se manterem firmes no propósito de eleger Celio E Nauro como governantes do nosso município. À chapa Celio E Nauro representam renovação com muita experiência, e, estarão na urna no dia 06/10 para eleição do povo de Laguna.
Continue votando 13 para prefeito e sem o medo de que não assumiremos. Assumiremos com à força do povo e com uma nova decisão do TSE deferindo nossa candidatura".
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 15° Máx. 19°