Sexta, 04 de Outubro de 2024
17°

Parcialmente nublado

Itapema, SC

Geral Giro Nacional

Datena agride Pablo Marçal e é expulso de debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo

Candidato do PSDB arremessou objeto contra postulante do PRTB, que saiu para buscar atendimento médico

15/09/2024 às 23h59 Atualizada em 16/09/2024 às 17h14
Por: Rádio Cidade
Compartilhe:
Datena joga cadeira em Pablo Marçal durante o debate. TV Cultura / YouTube / Reprodução
Datena joga cadeira em Pablo Marçal durante o debate. TV Cultura / YouTube / Reprodução

O candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, foi agredido com o que aparenta uma cadeira pelo candidato do PSDB, José Luiz Datena, em debate promovido pela TV Cultura na noite deste domingo (15). Datena foi expulso do debate e Marçal precisou sair para buscar atendimento médico.

A agressão aconteceu depois que Pablo Marçal fez uma pergunta para Datena. O candidato perguntou ao apresentador quando ele pararia com a "palhaçada" e desistiria da candidatura.

"A gente quer saber que horas você vai parar, já abandonou entrevista chorando. Você que é um cara que só fala quando tem uma televisãozinha escrevendo ali. Que horas o Datena vai parar com essa palhaçada que ele tá fazendo aqui?", disse.

Continua após a publicidade
Anúncio
Datena disse que Marçal estava fazendo acusações e calúnias contra ele. O apresentador chamou Marçal de "bandidinho".
 
"A acusação que você fez sobre mim eu já, repito, não foi investigada porque não havia provas. Foi arquivada pelo Ministério Público", disse. "O que você fez comigo hoje foi terrível. Espero que Deus lhe perdoe. Você me pediu perdão anteontem. Eu te perdoei", declarou Datena.

Na réplica, Marçal comentou: "Você atravessou o debate para dizer que iria me dar um tapa, e você não é homem nem para fazer isso", em seguida, foi agredido por Datena.

Vídeo - TV Cultura / YouTube / Reprodução

O apresentador da TV Cultura, Leão Serva, disse que o momento foi "um dos momentos mais absurdos da TV brasileira, certamente dos debates".

A decisão da televisão foi expulsar o candidato agressor do debate, conforme estava previsto no regulamento assinado por todos.

Serva também pediu desculpas ao público e aos demais participantes do debate pelo ocorrido.

No primeiro bloco do debate, já havia ocorrido atrito entre os dois candidatos, quando Marçal relembrou uma suspeita de assédio sexual envolvendo Datena.

O influenciador perguntou se o tucano teria chegado a tocar nas partes íntimas da vítima. Marçal fez referência a uma acusação de uma ex-repórter do programa Brasil Urgente contra Datena, em 2019. Em reposta, o apresentador respondeu que o processo foi arquivado. 

"A pessoa que me acusou se retratou publicamente em cartório. Pediu desculpas a mim e para minha família", afirmou.

A agressão, que ocorreu no quarto bloco do debate, levou à interrupção imediata da transmissão, que foi substituída por comerciais e imagens de programas antigos da emissora durante aproximadamente 30 minutos. Após o retorno ao vivo e a retomada do debate, os candidatos que permaneceram no programa, Guilherme Boulos (Psol), Marina Helena (Novo), Tabata do Amaral (PSB) e Ricardo Nunes (MDB), lamentaram a agressão e aproveitaram para expressar seu pesar pelo lamentável episódio de violência.

Datena reconheceu que perdeu a cabeça e que a agressão foi uma "reação humana". Em conversa com jornalistas na saída da TV Cultura, o candidato do PSDB justificou que reagiu às acusações feitas por Marçal. "Infelizmente, eu perdi a cabeça. Não devia ter perdido? Acredito que não. Poderia ter simplesmente deixado o debate e ido embora pra casa, que teria sido melhor", disse.

“Pretendo me manter candidato. Pretendo me manter candidato até o fim. Depende do partido, depende de todo mundo. Espero que nível democrático restabeleça”, concluiu Datena.

Até a última atualização desta reportagem, a equipe de Datena não havia se manifestado.

Esse foi o segundo confronto entre eles no debate da TV Cultura.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.