O candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, foi agredido com o que aparenta uma cadeira pelo candidato do PSDB, José Luiz Datena, em debate promovido pela TV Cultura na noite deste domingo (15). Datena foi expulso do debate e Marçal precisou sair para buscar atendimento médico.
A agressão aconteceu depois que Pablo Marçal fez uma pergunta para Datena. O candidato perguntou ao apresentador quando ele pararia com a "palhaçada" e desistiria da candidatura.
Na réplica, Marçal comentou: "Você atravessou o debate para dizer que iria me dar um tapa, e você não é homem nem para fazer isso", em seguida, foi agredido por Datena.
Vídeo - TV Cultura / YouTube / Reprodução
O apresentador da TV Cultura, Leão Serva, disse que o momento foi "um dos momentos mais absurdos da TV brasileira, certamente dos debates".
A decisão da televisão foi expulsar o candidato agressor do debate, conforme estava previsto no regulamento assinado por todos.
Serva também pediu desculpas ao público e aos demais participantes do debate pelo ocorrido.
No primeiro bloco do debate, já havia ocorrido atrito entre os dois candidatos, quando Marçal relembrou uma suspeita de assédio sexual envolvendo Datena.
O influenciador perguntou se o tucano teria chegado a tocar nas partes íntimas da vítima. Marçal fez referência a uma acusação de uma ex-repórter do programa Brasil Urgente contra Datena, em 2019. Em reposta, o apresentador respondeu que o processo foi arquivado.
"A pessoa que me acusou se retratou publicamente em cartório. Pediu desculpas a mim e para minha família", afirmou.
A agressão, que ocorreu no quarto bloco do debate, levou à interrupção imediata da transmissão, que foi substituída por comerciais e imagens de programas antigos da emissora durante aproximadamente 30 minutos. Após o retorno ao vivo e a retomada do debate, os candidatos que permaneceram no programa, Guilherme Boulos (Psol), Marina Helena (Novo), Tabata do Amaral (PSB) e Ricardo Nunes (MDB), lamentaram a agressão e aproveitaram para expressar seu pesar pelo lamentável episódio de violência.
Datena reconheceu que perdeu a cabeça e que a agressão foi uma "reação humana". Em conversa com jornalistas na saída da TV Cultura, o candidato do PSDB justificou que reagiu às acusações feitas por Marçal. "Infelizmente, eu perdi a cabeça. Não devia ter perdido? Acredito que não. Poderia ter simplesmente deixado o debate e ido embora pra casa, que teria sido melhor", disse.
“Pretendo me manter candidato. Pretendo me manter candidato até o fim. Depende do partido, depende de todo mundo. Espero que nível democrático restabeleça”, concluiu Datena.
Até a última atualização desta reportagem, a equipe de Datena não havia se manifestado.
Esse foi o segundo confronto entre eles no debate da TV Cultura.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 15° Máx. 19°