Os estudantes que realizaram inscrições no Programa Universidade Gratuita para o segundo semestre de 2024 poderão alterar ou corrigir o cadastro entre esta quarta e quinta-feira, 11 e 12, até as 19h. As inscrições para os novos candidatos terminaram em 30 de agosto, com mais de 14 mil inscritos.
As Instituições de Ensino Superior (IES) realizarão as concessões até o dia 20 de setembro. O estudante que for contemplado receberá um e-mail, informando a homologação do benefício, e deve realizar o Aceite do Contrato de Assistência Financeira Estudantil (CAFE). O beneficiado também receberá outro e-mail para que realize a assinatura dos recibos.
“O Universidade Gratuita é um programa revolucionário e pioneiro, idealizado pelo nosso governador Jorginho Mello. É uma grande oportunidade para o desenvolvimento desses estudantes e para o desenvolvimento de Santa Catarina”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
Até 31 de dezembro, o sistema estará aberto para consultas, assinaturas de Recibos Mensais e aceites de CAFE para os estudantes. Importante destacar que, se alguma das medidas não for cumprida nesta etapa, há risco de perda do benefício.
Os mesmos prazos se aplicam aos estudantes que realizaram cadastro no Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes). Até as 19h de quinta-feira, 12, o estudante deve realizar as alterações necessárias no cadastro.
As concessões também acontecem até o dia 20 de setembro. Por isso, o estudante deve ficar atento ao e-mail cadastrado para saber quais são os próximos passos para garantir seu benefício. Neste semestre, novos 7 mil estudantes se inscreveram para o programa.
Universidade Gratuita
O Programa Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil. É o apoio para quem quer permanecer em uma universidade mas tem dificuldade para pagar as mensalidades. Serão R$ 1,2 bilhão investidos até 2026, gerando até 70 mil vagas. O programa contempla várias universidades e centros universitários de todas as regiões do Estado.
Em contrapartida, os alunos retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudarem de graça. Isso pode ser durante o curso ou até 2 anos depois de se formar. As universidades participantes possuem um termo de cooperação com diversas instituições nas quais os alunos irão retribuir com o seu trabalho.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 15° Máx. 19°