Terça, 17 de Setembro de 2024
17°

Tempo limpo

Itapema, SC

Política Educação

Prefeita sanciona Lei que retoma o Programa Municipal da Escola Cívico-Militar em Itapema

Programa reativado após fim do projeto nacional visa fortalecer educação com princípios cívicos.

05/09/2024 às 09h06 Atualizada em 05/09/2024 às 09h42
Por: Rádio Cidade
Compartilhe:
Foto - Frame/Divulgação
Foto - Frame/Divulgação

A prefeita de Itapema, Nilza Simas (PL), anunciou na quarta-feira (04), ao lado da Secretária de Educação, Alessandra Simas Ghiotto, a sanção da Lei que oficializa o retorno do Programa Municipal da Escola Cívico-Militar, uma iniciativa proposta pelo próprio executivo. Com essa medida, o município busca resgatar um modelo de ensino que une a educação tradicional à disciplina cívico-militar, valorizando princípios como respeito, cidadania e amor à pátria.

Em 20 de junho, o Plenário da Câmara Municipal de Itapema foi o cenário de uma reunião pública que abordou a reativação das escolas cívico-militares na cidade. O debate envolveu pais, vereadores e agentes públicos, promovendo uma discussão ampla sobre a viabilidade e os impactos dessa proposta. A participação ativa da comunidade foi essencial, e agora, com a sanção da prefeita, o projeto ganha força e se concretiza.

A Prefeitura defende o retorno do programa, sublinhando sua importância, especialmente após o fim do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em julho de 2023. Vale lembrar que duas escolas municipais, a ECIM Maria Linhares de Souza e a ECIM Francisco Victor Alves, foram beneficiadas pelo programa nacional, com resultados positivos ao longo do ano letivo. Essas escolas, que obtiveram notável sucesso em sua implementação, também conquistaram grande apoio da comunidade escolar.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com a retomada do projeto em Itapema, a cidade volta a integrar militares na gestão escolar, reforçando valores cívicos e disciplinando os alunos para que desenvolvam um maior senso de cidadania e patriotismo. Essa parceria promete impactar diretamente o comportamento e o desempenho dos estudantes, fortalecendo o ambiente educacional.

Durante o anúncio, a prefeita Nilza Simas aproveitou a ocasião para convidar a população para o desfile cívico de 7 de setembro, que será realizado na Beira Mar do Centro, a partir das 14h. O desfile contará com a participação de alunos das redes municipal e estadual, além de destacar a presença dos estudantes envolvidos no Programa Cívico-Militar. A celebração promete ser um momento de grande integração entre comunidade e escolas.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, este é um modelo que recupera valores. “Isso tem beneficiado muito os estudantes na melhoria da qualidade da aprendizagem, tem ajudado os professores, tem ajudado a organização da escola em geral e tem aproximado muito a família nessas escolas. Nós vimos, historicamente, que as escolas cívico-militares têm os melhores índices nos exames, nas avaliações”, explica.

As escolas estaduais cívico-militares de Santa Catarina acomodam mais de 5 mil alunos, divididos entre os municípios de Florianópolis, Lages, Tubarão, Criciúma, Palhoça, Biguaçu, Blumenau, São Miguel do Oeste e Chapecó.

Aguns dos objetivos destacados do programa escola cívico-militar em Itapema

I- Ampliar e diversificar as ações voltadas à qualidade de ensino, pautadas em valores cívicos, éticos, humanos e patrióticos;
II- Promover estratégias de enfrentamento da violência no ambiente escolar, para promoção da cultura de paz e redução dos índices de violência e criminalidade no ambiente escolar e municipal;
III- Contribuir para a construção de valores fundamentais para a convivência dos estudantes das unidades escolares em sociedade, favorecendo a consolidação dos mesmos para a vida adulta;
IV- Propiciar aos estudantes a formação de conceitos fundamentais para o exercício da cidadania, responsável e consciente de seus direitos e deveres, em respeito às garantias previstas na legislação brasileira;
V- Contribuir com melhorias no ambiente de trabalho dos profissionais da educação;
VI- Contribuir com melhorias dos resultados dos Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB);
VII- Contribuir no que se refere ao cumprimento das Metas do Plano Municipal de Educação;
VIII- Incentivar o estudante ao interesse pelo conhecimento, aproveitando ao máximo seu potencial para os estudos.

 

Leia também

Prefeitura de Itapema anuncia Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.