Terça, 17 de Setembro de 2024
17°

Tempo limpo

Itapema, SC

Policial Escândalo

Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD) é preso por suspeita de fraude e corrupção

Operação que terminou com a detenção de Clésio Salvaro investiga uma organização criminosa acusada de fraudes no serviço funerário

03/09/2024 às 12h27 Atualizada em 03/09/2024 às 12h58
Por: Rádio Cidade
Compartilhe:
Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma, é preso em operação. Foto
Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma, é preso em operação. Foto

Na manhã desta terça-feira (3), o prefeito de Criciúma (SC), Clésio Salvaro (PSD), foi preso durante uma operação coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e pelo Grupo Especial Anticorrupção (Geac). A prisão do prefeito faz parte de uma ação mais ampla que cumpriu dez mandados de prisão preventiva em diferentes cidades, incluindo Florianópolis, Jaraguá do Sul, São José e Criciúma.

Segundo informações do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), as ordens judiciais foram emitidas pelo Tribunal de Justiça do estado em decorrência de uma investigação que visa uma organização criminosa envolvida em fraudes licitatórias e contratuais, corrupção e crimes contra a ordem econômica. Essas práticas estão relacionadas à concessão de serviços funerários em Criciúma.

A denúncia contra o grupo, que inclui empresários e agentes públicos, foi formalmente apresentada ao MP-SC no dia 20 de agosto. A operação, batizada de “Caronte”, teve início no dia 5 de agosto e resultou na coleta de 38 depoimentos ao longo das investigações. Na primeira fase da operação, sete investigados foram detidos, e até o momento, um total de 17 pessoas foram presas preventivamente, todas ligadas às irregularidades no setor funerário.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os presos foram submetidos a exames de corpo de delito e serão encaminhados ao sistema prisional para aguardar a audiência de custódia. A prisão de Clésio Salvaro ocorre a menos de três meses do término de seu segundo mandato como prefeito, cargo que ocupou entre 2009 e 2012 e foi reeleito em 2016, permanecendo até 2020. Salvaro não pode concorrer à reeleição.

Posicionamentos

À Rádio Cidade, a prefeitura de Criciúma confirmou a prisão de Clésio Salvaro, mas informou que ainda não foi oficialmente comunicada sobre os detalhes do caso.

O PSD, partido do prefeito, também foi procurado para comentar o ocorrido, mas ainda não se manifestou.

Por meio de suas redes sociais, Salvaro afirmou ter “certeza” de sua inocência. “Não há dolo, não há intenção, não há vantagens, não há absolutamente nada que possa me incriminar.”

Vídeo - Divulgação/Clésio Salvaro

Quem é Clésio Salvaro?

Clésio Salvaro tem 61 anos e é conhecido por polêmicas envolvendo questões de gênero, liberdade de expressão e religião, chegou a ser investigado pelo Ministério Público por possível prejuízo à dignidade humana de caráter coletivo.

Também foi responsável por uma medida em que determinava aos servidores municipais o trabalho presencial durante a pandemia. "Quer se cuidar? Ótimo. Vai ficar em casa, mas não vai receber salário", disse no anúncio, à época.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.