O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Porto Belo confirmou sua chapa pura para as próximas eleições municipais, com Dra. Rosana Schlichta na disputa pela prefeitura e o ex-vereador Vanderlei Roslindo como candidato a vice-prefeito.
Dra. Rosana expressou grande satisfação ao anunciar Vanderlei Roslindo como seu companheiro de chapa, elogiando suas qualidades e destacando o papel crucial que ele desempenhará na campanha: “Com grande alegria, eu tenho ao meu lado na política de Porto Belo um homem de caráter exemplar. Obrigada Vanderlei, por acreditar e lutar por uma Porto Belo melhor para todas as pessoas”, afirmou a pré-candidata. "Um pessoa que conhece Porto Belo, conhece as pessoas e a política do município, tendo uma sensibilidade fora do normal, especialmente pelas crianças, e é isso que temos em comum", declarou emocionada, a candidata do PSB.
Nominata
Além da chapa majoritária, o PSB também revelou os nove candidatos para a Câmara Municipal, sendo sete homens e apenas duas mulheres. A lista segue aberta para 3 nomes que a estadual poderá indicar até o prazo legal. Atualmente, é composta por:
Pastor Ledson;
Gil Empreendedora;
Jovita;
Mauro Triatleta;
Alemão;
Tchê;
Cabo Ednilson;
Dona Vera;
Márcio Moraes.
Após retirada dos nomes de Magno Munhoz (PSD) e Diogo Santos (União Brasil) à disputa ao pleito de outubro, Dra. Rosana Schlichta torna-se a única candidata contra a reeleição de Joel Luncinda (MDB).
Aliança rompida
A chapa pura anunciada pelo PSB é um dos efeitos de uma aliança rompida com o PT. A reviravolta foi confirmada às vésperas da convenção do Partido Socialista Brasileiro, realizada no último domingo (04), na Câmara de Vereadores de Porto Belo.
O rompimento causou surpresa no cenário político de Porto Belo, visto que em junho, foi realizada uma reunião entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que na ocasião, uniram forças para o lançamento das pré-candidaturas aos Poderes Executivo e Legislativo.
A iniciativa de unir PT e PSB demonstrou uma estratégia conjunta de fortalecer a esquerda na região, buscando não apenas a vitória nas urnas, mas também a implementação de, segundo o grupo da Frente Democrática, um "projeto popular" para cidadãos de Porto Belo e arredores. Em março, lideranças de esquerda de Itapema, Bombinhas e Porto Belo já haviam se reunido para debater e alinhar os objetivos comuns que definiriam a campanha.
Comunicado do PT
Em nota oficial lançada no dia 3 de agosto, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Porto Belo confirmou que não realizará convenção partidária e que não estará mais compondo aliança com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) na disputa do pleito eleitoral de 2024, em razão das últimas decisões do Partido.
Apesar do comunicado, o PT destacou que mantém sua postura de oposição à atual Administração do Município.
PT de Itapema e PT de Bombinhas não se manifestaram oficialmente sobre o rompimentos de seus companheiros vizinhos.
Entrevista
No dia 18 de julho, a então pré-candidata Rosana Schlichta foi uma das convidadas do programa Jornal da Cidade - 1ª Edição, da Rádio Cidade 104.1FM. Durante a entrevista, Dra. Rosana respondeu a uma série de perguntas sorteadas, oferecendo insights sobre suas propostas e visão política. Confira a íntegra da entrevista:
Vídeo - Jornal da Cidade - 1ª Edição (18/07/2024)
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 18° Máx. 21°