Terça, 17 de Setembro de 2024
18°

Tempo limpo

Itapema, SC

Geral Luto

Luciano Hang Lamenta a morte de Walter Orthmann, funcionário mais antigo do mundo

Ele costumava dizer que foi o emprego que o fez viver tanto.

02/08/2024 às 14h50
Por: Rádio Cidade
Compartilhe:
Walter Orthmann morre aos 102 anos. Foto - Reprodução/Havan
Walter Orthmann morre aos 102 anos. Foto - Reprodução/Havan

Walter Orthmann, catarinense de Brusque e detentor do recorde mundial do Guinness World Records pela mais longa carreira na mesma empresa, faleceu nesta sexta-feira (02). A empresa RenauxView, onde ele trabalhou por 86 anos, confirmou a notícia.

Walter começou sua trajetória na empresa têxtil RenauxView aos 15 anos, como assistente de empacotamento. Em janeiro deste ano, ele completou 86 anos de dedicação à companhia, afastando-se das atividades devido a problemas de visão. De acordo com a empresa, Walter morreu naturalmente em casa após um período de adoecimento.

Em uma nota publicada em uma rede social, a empresa destacou a importância de Walter para sua história: "Com uma carreira de notáveis 86 anos na empresa, certificada pelo Guinness World Records como a mais longa em uma mesma companhia, Walter dedicou 102 anos de sua vida a contribuir de maneira indelével para a nossa história."

Continua após a publicidade
Anúncio

Walter levou uma vida ativa até o final. Mesmo com mais de 100 anos, ele dirigia até o trabalho e se exercitava regularmente, inclusive nos fins de semana. A empresa destacou que o exemplo de Walter deve inspirar gerações futuras.

Em nota de pesar, a Havan também lamentou a perda:

"A equipe Havan presta homenagem ao seu Walter e solidariedade aos familiares. Seu legado de força, garra e determinação estarão sempre vivos em nossos corações."

Funcionário mais antigo do mundo

Walter Orthmann bateu o recorde de carreira mais longa do mundo pela primeira vez quando completou 80 anos de trabalho. Depois, foi superando a própria marca. Começou no setor de expedição, com apenas 15 anos, no dia 17 de janeiro de 1938.

Ele ainda se recordava da primeira calculadora que usou, alguns anos depois da contratação. O diretor da empresa na época, Roland Renaux, foi para a Alemanha e trouxe uma máquina de calcular. No início, Walter recebeu a tecnologia com desconfiança: fazia as contas de cabeça e depois checava se o valor batia. Na época não se usava telefone, e os textos eram feitos em máquinas de escrever. Realidade bem diferente da que tinha nos últimos anos, quando usava smartphone e tablet para agilizar as atividades como vendedor.

Devido ao raciocínio rápido, ele logo conquistou a confiança da chefia e foi promovido a office-boy, encarregado de levar e buscar, de bicicleta, as correspondências no correio. Uma vez ao mês, Walter também coletava o salário de todos os funcionários no banco.

Ele havia se aposentado aos 56 anos, mas curtir a vida e largar a labuta? Jamais. Decidiu continuar trabalhando. A carteira mostrava o registro da seguridade social em 31 de maio de 1978, e a readmissão no dia seguinte. Para Walter, a empresa o quis manter no quadro de funcionários porque ele era muito útil.

Já no departamento comercial, área em que continuou atuando até então, sua facilidade em vender chamou a atenção. Em pouco tempo ele estava trabalhando em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo.

Colecionou histórias por conta do serviço, mas os momentos mais marcantes para ele foram os relacionados à família. Pai de oito, sofreu a morte de quase metade deles.

Nesses 102 anos, Walter acompanhou quase todas as mudanças da empresa em que trabalhava, viu vários presidentes governarem, testemunhou o crescimento de Brusque e acompanhou momentos que marcaram a história. Quando o dirigível alemão Zeppelin passou pela cidade, ele tinha 12 anos.

— Não fique nervoso, faça tudo rindo. Faça só o que gosta de fazer. Eu gosto de trabalhar aqui na empresa, gostava de viajar (a trabalho), e assim você nem sente o tempo passar. Não tenha inimigos. Peça desculpas. Viva tranquilo. A vida é só uma passagem aqui na Terra, aproveite, faça o que você quiser — recomenda.

No fim das contas, Walter foi um garotão de 102 anos.

Nota de Pesar da Cidade

A Rádio Cidade 104.1FM lamenta o falecimento de Walter Orthmann, um homem que se destacou pelo seu compromisso e dedicação exemplar.

Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade à família, amigos e colegas de trabalho de Walter Orthmann. Seu legado de trabalho árduo, perseverança e dedicação será eternamente lembrado e servirá como inspiração para todos nós.

A equipe da Rádio Cidade 104.1FM presta suas sinceras condolências e reforça a importância de celebrar a vida e as conquistas de um homem que, com mais de 100 anos, ainda demonstrava vigor e paixão pelo trabalho. Que sua memória continue a inspirar futuras gerações.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por RenauxView (@renauxview)

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.