As obras da ponte da Rua 306, sobre o rio Perequê, que ligará Itapema a Porto Belo, avançaram significativamente nesta quarta-feira (31) com a instalação de 7 vigas no vão central. No total, 35 vigas comporão a estrutura principal da ponte. Jorge Nunes, engenheiro responsável pela Trilha Engenharia, construtora responsávelas pela obra, explicou que a próxima etapa envolverá a execução da laje sobre essas vigas, seguida pela aplicação de asfalto. Ou seja, após a colocação das vigas, restarão duas fases: a concretagem das lajes e a pavimentação asfáltica.
Relembre
Se você transita entre Itapema e Porto Belo, deve ter notado que a ponte Rio Perequê está interditada. A decisão, inicialmente, foi tomada de forma preventiva após uma nova vistoria da Defesa Civil Estadual que, em laudo, apontou problemas na estrutura e ferragens expostas, impedindo a passagem de qualquer veículo ou pedestre.
Com isso a prefeita Nilza Simas apresentou ao governador do estado, Jorginho Mello, um pedido para a construção de uma ponte móvel pelo Exército, que poderia ser instalada rapidamente. Essa ponte foi uma solução temporária para permitir a passagem de veículos em situações de emergência
Laudo da Defesa Civil e ordem de serviço:
Em primeira nota, a Defesa Civil de Santa Catarina reconheceu a importância da Ponte Rio Perequê para Itapema e Porto Belo, mas ressaltou que “a mesma não está em condições de suportar o tráfego de veículos pesados, o que representa um grande risco para a população”. O posicionamento da Gestão de Riscos, que realizou análises e laudos técnicos, foi de melhorar a qualidade de vida das pessoas, preservar vidas e diminuir os riscos existentes.
Em atualização, após um novo parecer técnico, emitido pela Defesa Civil Estadual, demonstrou o agravamento do estado estrutural da Ponte sobre o Rio Perequê, interditando-a para a circulação sobre ela de qualquer forma.
Em 23 de setembro de 2022, foi assinada a ordem de serviço para as obras de construção da ponte da Rua 306: "Hoje é uma tarde muito especial em que estamos dando mais que uma ordem de serviço, é uma obra que vai garantir mais segurança, qualidade de vida e principalmente mobilidade urbana. Um investimento que vai transformar toda a região, assim como o prolongamento da Terceira Avenida e as agulhas de entrada e saída da BR-101”, celebrou a prefeita Nilza na época.
Benefícios
A nova ponte promete melhorar a mobilidade urbana para os moradores de Itapema e Porto Belo, além de facilitar o acesso para todos que transitam pela região. A obra também criará uma nova rota de acesso à rodovia BR-101, embora a responsabilidade pelo acesso seja da Prefeitura de Porto Belo.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 19° Máx. 25°