Terça, 24 de Junho de 2025
12°

Tempo nublado

Itapema, SC

Geral Fechou o tempo

Floripa e Navegantes fecham aeroportos por conta de nevoeiro que 'engoiu' SC; entenda o fenômeno

Atrasos e cancelamentos ocorream em ambos os aeroportos na manhã deta quarta-feira (24)

24/07/2024 às 13h09 Atualizada em 24/07/2024 às 13h27
Por: Rádio Cidade
Compartilhe:
Meia Praia, em Itapema. Foto - Frame/Rádio Cidade
Meia Praia, em Itapema. Foto - Frame/Rádio Cidade

Os aeroportos de Florianópolis e Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, foram fechados para pousos e decolagens por conta da presença de nevoeiro que engoliu as cidades nesta quarta-feira (24).

Na Capital, seis voos sofreram atrasos e três foram cancelados. Às 8h15, a operação voltou ao normal. Em Navegantes, cinco voos foram cancelados e dois atrasados. Perto das 11h, o local reabriu. Pela manhã, as nuvens densas cobrem diversas regiões de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, os nevoeiros, que atingem principalmente o litoral do estado, devem se dissipar ao longo do dia. Porém, no fim do dia, a condição deve se repetir.

Dentro do aeroporto da Capital, passageiros formaram filas enquanto aguardavam o despacho de mala e a autorização para o embarque. O local está entre os três do país com maior movimentação de passageiros internacionais, segundo o ranking divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) com dados de janeiro.

No sábado (20), o aeroporto da Capital já havia sido fechado por conta das condições climáticas. As viagens afetadas, segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o espaço, partiam do de Florianópolis e precisaram ser remanejadas. 

Confira o registro da Rádio Cidade da passagem do fenômeno na Meia Praia, em Itapema:

Vídeo - Rádio Cidade

Fenômeno

O fenômeno ocorre por conta da umidade que se condensa perto do solo. São gotículas de água muito pequenas, que ficam em suspensão perto da superfície.

É comum no inverno e no outono, quando temos massas de ar mais quentes que o normal, e águas com superfície mais fria. Nesta quarta, por exemplo, estamos com a temperatura da água em entre 16°C e 18°C no nosso litoral. O ar mais quente, quando encosta na água, condensa. O nevoeiro nada mais é que uma nuvem que se forma perto da superfície.

O nevoeiro marítimo costuma ser mais denso do que o nevoeiro de radiação, comum no interior do Estado. O nevoeiro de radiação geralmente se dissipa algumas horas após o nascer do sol, com o aquecimento da superfície, mas o marítimo pode demorar mais tempo.

Previsão para os próximos dias

A previsão da Defesa Civil é de que o nevoeiro dissipe ao longo da manhã desta quarta (24). Na quinta (25) e na sexta (26) o fenômeno deve se repetir, se formando entre a noite e madrugada e dissipando ao longo da manhã, dando lugar ao predomínio do sol.

Por conta do nevoeiro, o órgão recomenda atenção nas estradas e na navegação. E recomendável manter a distância de outros veículos e transitar em velocidade reduzida.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.