A ExpoMAR - Pesca, Maricultura & Logística surge como a vitrine da pesca brasileira. O evento este ano inicia nesta terça-feira (09), no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí, com programação até 11 de julho.
O evento terá mais de 60 conferencistas debatendo o futuro da pesca e aquicultura, além de feira de negócios, encontro de mulheres empreendedoras e atrações como Cozinha Show e Corredor do Sabor.
A entrada é gratuita, com inscrições pelo site. No encerramento da ExpoMar, na quinta-feira, será feita a maior paella do Brasil e o lançamento da Semana Nacional do Pescado.
Cozinha Show
Como o pescado fresco é um dos carros-chefe da culinária do litoral catarinense, a ExpoMar e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) convidaram cinco chefs da região para comandar a Cozinha Show e apresentar receitas à base de peixes, frutos do mar e algas.A programação é gratuita e direcionada ao público credenciado na EXPOMAR 2024. A inscrição para as aulas da Cozinha Show podem ser feitas online e no local, com vagas limitadas.
“O objetivo da Cozinha Show é compartilhar com o público receitas saudáveis e nutritivas à base de peixes e frutos do mar da costa catarinense. Convidamos cinco chefs de cozinha locais, entre eles egressos da UNIVALI, para apresentar as técnicas e tendências em relação ao preparo e manuseio de pescados”, pontua o coordenador do curso de Gastronomia da Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec) da UNIVALI, professor Marcos Arnhold Jr.
Experiências gastronômicas
Com a inclusão da gastronomia no eixo do evento, a ExpoMar 2024 pretende conectar a cadeia produtiva de ponta a ponta, do pescador/produtor ao consumidor final e estimular o aumento do consumo das proteínas provenientes da água.
Estão previstas experiências gastronômicas e sensoriais nos três dias de programação: no dia 09 de julho será realizado o ritual de corte de um atum gigante, inspirado na cerimônia tradicional japonesa KAITAI, com a Rei do Mar Pescados; no dia 10 de julho, apresentação do camarão carabineiro, com a Cordeiro Pescados; e no último dia (11 de julho) a preparação uma paella gigante e lançamento da Semana do Pescado.
O Corredor do Sabor, área exclusiva para empresas que produzem/processam pescados, entre outros negócios que valorizam insumos locais e a biodiversidade, funcionará todos os dias.
Área dedicada à gastronomia e biodiversidade de peixes e frutos do mar
Ostras frescas cultivadas em Florianópolis, bottarga e outros peixes defumados, rollmops, macroalga, queijos artesanais, mel de melato de Bracatinga e aquela cachacinha especial para arrematar. O Corredor do Sabor na Feira de Negócios da Expomar 2024 terá uma profusão de iguarias e produtos de dar água na boca.
A área dedicada à gastronomia contará com a participação de sete empresas convidadas, que produzem/processam pescados, entre outros negócios que valorizam insumos locais e a biodiversidade, fomentando a cultura alimentar brasileira.
Participam as empresas: Bottarga Gold, Do campo ao Copo, Grupo Freguesia, Keylex Alimentos, Senac/ SC, Truteria e Vô Augusto.
O espaço instalado dentro da Feira de Negócios da Expomar 2024 terá apresentação, degustação e comercialização dos produtos, promovendo a conexão entre indústria, varejo, food service e consumidor final.
A iguaria é produzida artesanalmente com a ova de tainha pescada no mar em Santa Catarina. De sabor único e marcante, a Bottarga pode ser utilizada no preparo de massas, saladas e canapés.
É comercializada inteira, ralada ou granulada, embalada na cera de abelha e a vácuo, e a coloração pode variar de laranja-âmbar até marrom escuro.
O método de desidratação e cura foi “importado” da produção italiana, o lar do ingrediente.
A empresa catarinense Caviar Brasil, que produz a Bottarga Gold, é líder no mercado brasileiro e hoje a maior exportadora do país- inclusive para europeus e asiáticos, com tradição de consumo milenar.
Santa Catarina figura entre os estados com as melhores cachaças do Brasil. A variedade de clima e solo, e o rígido controle fitossanitário em Santa Catarina contribuem para a produção de cachaças de excelente qualidade.
As destilarias/alambiques catarinenses estão conquistando espaço no mercado mundial, com rótulos premiados e reconhecidos internacionalmente.
O público poderá conhecer várias bebidas premiadas no stand `Do Campo ao Copo`, loja especializada em cachaças e licores produzidos em SC.
Realização, patrocínio e apoio
A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI – Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Univali – Universidade do Vale do Itajaí, Fundep – Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e prefeitura de Itajaí-SC.
Tem o patrocínio da Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Caixa Econômica Federal, Ministério da Pesca e Aquicultura, Governo Federal, Banco do Brasil, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e Faesc/Senar Santa Catarina.
A ExpoMar tem o apoio da Abipesca – Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, ACAQ – Associação Catarinense de Aquicultura, Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Conepe – Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Peixe BR – Associação Brasileira da Piscicultura e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 17° Máx. 20°