Na manhã desta terça-feira (09), a Polícia Federal deflagrou a Operação Cygnus, com o objetivo de combater o tráfico internacional de animais silvestres. Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão, sendo um em Florianópolis e outro em Rodeio, além de seis mandados de busca e apreensão distribuídas em quatro municípios de Santa Catarina.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Florianópolis, que também ordenou o sequestro de veículos utilizados nas atividades criminosas. A operação contou com a participação de agentes em Florianópolis, Angelina, Rodeio e Jaraguá do Sul.
As investigações começaram em 2022 e identificaram um grupo no Estado que traficava animais silvestres entre o Brasil, Argentina e Uruguai. A Polícia Federal descobriu uma organização bem estruturada, composta por traficantes de animais, apoio logístico, intermediadores e compradores em várias regiões do Brasil, especialmente no sul e sudeste, além das áreas de fronteira.
Os criminosos faziam repetidas viagens até a fronteira, utilizando veículos alugados para transportar os animais, tentando assim dificultar a ação das autoridades. Um dos investigados já havia sido abordado várias vezes em rodovias do sul do Brasil, resultando em termos circunstanciados de ocorrência.
Os envolvidos na operação responderão por crimes contra o meio ambiente, receptação qualificada e participação em organização criminosa voltada ao tráfico de animais. As penas para esses crimes podem ultrapassar oito anos de reclusão.
Animais resgatados:
Rodeio – 79 aves
Florianópolis – 12 aves
Vídeo - Divulgação/PF
A Operação Cygnus recebeu esse nome em referência à constelação Cygnus (Cyg), o Cisne, localizada no hemisfério celestial norte. Assim como essa constelação, que é rodeada por outras constelações como Cefeu, Dragão, Lira, Raposa, Pégaso e Lagarto, a operação visou desmantelar uma rede complexa e interconectada de traficantes de animais que operavam entre Brasil, Argentina e Uruguai. A escolha do nome simboliza a abrangência e a interligação das atividades criminosas, destacando a necessidade de uma abordagem coordenada para proteger a biodiversidade.
CONFIRA MAIS FOTOS APÓS OS ANÚNCIOS
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 17° Máx. 20°