Segunda, 15 de Julho de 2024
13°

Tempo nublado

Itapema, SC

Policial Op. Cygnus

Operação da PF combate tráfico internacional de animais silvestres

Rede criminosa envolvia Brasil, Argentina e Uruguai.

09/07/2024 às 09h16 Atualizada em 09/07/2024 às 10h03
Por: Rádio Cidade
Compartilhe:
Foto - Divulgação/PF
Foto - Divulgação/PF

Na manhã desta terça-feira (09), a Polícia Federal deflagrou a Operação Cygnus, com o objetivo de combater o tráfico internacional de animais silvestres. Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão, sendo um em Florianópolis e outro em Rodeio, além de seis mandados de busca e apreensão distribuídas em quatro municípios de Santa Catarina.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Florianópolis, que também ordenou o sequestro de veículos utilizados nas atividades criminosas. A operação contou com a participação de agentes em Florianópolis, Angelina, Rodeio e Jaraguá do Sul.

As investigações começaram em 2022 e identificaram um grupo no Estado que traficava animais silvestres entre o Brasil, Argentina e Uruguai. A Polícia Federal descobriu uma organização bem estruturada, composta por traficantes de animais, apoio logístico, intermediadores e compradores em várias regiões do Brasil, especialmente no sul e sudeste, além das áreas de fronteira.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os criminosos faziam repetidas viagens até a fronteira, utilizando veículos alugados para transportar os animais, tentando assim dificultar a ação das autoridades. Um dos investigados já havia sido abordado várias vezes em rodovias do sul do Brasil, resultando em termos circunstanciados de ocorrência.

Os envolvidos na operação responderão por crimes contra o meio ambiente, receptação qualificada e participação em organização criminosa voltada ao tráfico de animais. As penas para esses crimes podem ultrapassar oito anos de reclusão.

Animais resgatados:

Rodeio – 79 aves
Florianópolis – 12 aves

Vídeo - Divulgação/PF

A Operação Cygnus recebeu esse nome em referência à constelação Cygnus (Cyg), o Cisne, localizada no hemisfério celestial norte. Assim como essa constelação, que é rodeada por outras constelações como Cefeu, Dragão, Lira, Raposa, Pégaso e Lagarto, a operação visou desmantelar uma rede complexa e interconectada de traficantes de animais que operavam entre Brasil, Argentina e Uruguai. A escolha do nome simboliza a abrangência e a interligação das atividades criminosas, destacando a necessidade de uma abordagem coordenada para proteger a biodiversidade.

CONFIRA MAIS FOTOS APÓS OS ANÚNCIOS

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Grande Florianópolis - SC
Grande Florianópolis - SC
Sobre o município Região metropolitana do estado que engloba a capital, Florianópolis, e municípios vizinhos, caracterizada por sua beleza natural, desenvolvimento econômico e turismo.
Itapema, SC Atualizado às 05h03 - Fonte: ClimaTempo
13°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 16°

Ter 17°C 14°C
Qua 19°C 15°C
Qui 19°C 14°C
Sex 20°C 14°C
Sáb 19°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio