Segunda, 15 de Julho de 2024
13°

Tempo nublado

Itapema, SC

Economia Economia

Reiniciada a movimentação de contêineres no porto de Itajaí após mais de um ano

Desde 2023, com a saída da empresa que prestava o serviço e sem um novo contrato, o Porto de Itajaí estava recebendo apenas cargas gerais.

08/07/2024 às 11h01 Atualizada em 08/07/2024 às 11h25
Por: Rádio Cidade
Compartilhe:
Navio de contêineres volta a atracar no Porto de Itajaí após 1 ano e meio — Foto: Gerson Alves da Silva Junior/ Divulgação
Navio de contêineres volta a atracar no Porto de Itajaí após 1 ano e meio — Foto: Gerson Alves da Silva Junior/ Divulgação

O Porto de Itajaí voltou a receber contêineres neste fim de semana, depois de mais de um ano sem as operações. A chegada do primeiro navio nessa “reestreia” ocorreu neste domingo (7), marcando oficialmente a atuação da JBS, que assinou um contrato com a Mada Araújo Asset Management Ltda ao vencer o edital temporário para operação de cargas conteinerizadas no espaço.

A assinatura ocorreu no final de maio de 2024, depois de um imbróglio que começou em 2019 e impactou toda a estrutura portuária. A gigante do setor de alimentos passou a ser proprietária de 70% das cotas da Mada Araújo – empresa que venceu o edital para seguir à frente do serviço no porto por dois anos, até ser feito o leilão de concessão definitiva, que está em tramitação no Ministério dos Portos e Aeroportos.

A embarcação que chegou trouxe consigo, em 600 contêineres, 1901 veículos da marca BYD, além de 13 ônibus e 66 caixas de tecido, segundo a superintendência do porto. A carga veio de Singapura e tem como destino Vitória (ES). A operação (descarga do navio) acontece na segunda-feira (8).

Continua após a publicidade
Anúncio

O Star Lysefjord entrou no canal de acesso aos portos por volta das 17h, depois da manobra de saída de outro navio de cargas gerais. O navio deve sair do porto entre terça (9) e quarta-feira (10).

A chegada da JBS, através da subsidiária Seara, traz uma nova perspectiva ao porto, que não recebe contêineres desde o final de 2022, quando terminou o contrato de arrendamento com a APM Terminals. A JBS/Seara tem o compromisso de entregar uma movimentação de 44 mil TEUs mensais – medida que corresponde a contêineres de 20 pés. Foi esse o número que levou a Mada Araújo a vencer o edital de concessão temporária.

O Porto de Itajaí é público, de propriedade da União, e a operação é privada, como determina a Lei dos Portos. É o único porto do país com gestão municipalizada.

Contrato

A operação acontece através de um contrato de concessão temporária. A empresa vencedora da licitação no final de 2023 transferiu, no último mês, o serviço para a empresa JBS/Seara. O contrato tem validade de dois anos, enquanto o governo federal prepara o edital de arrendamento definitivo.

A empresa tem como compromisso entregar a movimentação de 44 mil contêineres por mês, segundo edital.

O Porto de Itajaí é público, de responsabilidade do governo federal e tem administração municipal. Parte da operação é pública e parte privada.

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itajaí - SC
Itajaí - SC
Sobre o município Destaca-se como um importante porto marítimo e polo pesqueiro. Além de sua relevância econômica, a cidade oferece uma rica cultura, com eventos como a Marejada, e possui atrativos como a orla da Baía Afonso Wippel e o Mercado Público.
Itapema, SC Atualizado às 05h03 - Fonte: ClimaTempo
13°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 16°

Ter 17°C 14°C
Qua 19°C 15°C
Qui 19°C 14°C
Sex 20°C 14°C
Sáb 19°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio