A viagem do presidente Lula (PT) a Santa Catarina prevista para o próximo sábado (6) não foi confirmada, segundo informação da Presidência da República. A viagem foi de fato cogitada, mas não foi incluída entre os compromissos oficiais. Esta seria a primeira agenda de Lula no Estado desde que assumiu a presidência pela terceira vez.
Havia expectativa de que Lula participasse da chegada do primeiro navio de contêineres a Itajaí, após um ano e meio de operações suspensas. O governo quer marcar a retomada das movimentações no terminal.
Como a Rádio Cidade publicou nesta segunda-feira (1º), Lula poderia cruzar com Jair Bolsonaro em Santa Catarina. O ex-presidente estará na vizinha Balneário Camboriú para participar de um congresso conservador. Nesta segunda, o governo argentino informou que é provável que o presidente Javier Milei também participe deste evento.
Não está previsto um encontro bilateral de Milei e Lula durante a estadia do chefe do Executivo argentino no País. É comum ser considerado como uma descortesia e até uma provocação diplomática quando um chefe de Estado pisa em solo estrangeiro e ignora o seu governante. Vale lembrar que além de confirmar a presença no evento em Balneário Camboriú, Milei cancelou a ida dele para o encontro de chefes de Estado do Mercosul, que vai acontecer na próxima segunda-feira, 8, em Assunção, capital do Paraguai.
Fontes do governo negam que a agenda cruzada de Lula e Bolsonaro tenha sido levada em conta na decisão de cancelar a vinda do presidente ao Estado. Pesou na decisão, segundo o governo, a agenda do presidente nos últimos dias. Lula esteve em São Paulo e no Rio de Janeiro no último fim de semana, emendou com os compromissos da semana e seguirá para o Paraguai no domingo para a cúpula do Mercosul, em Assunção. Outro motivo para suspender a viagem a SC teria sido a dificuldade de ajustar os compromissos.
Porém, de acordo com políticos do PT catarinense procurados pelo jornal Estadão, a presença de Milei e Bolsonaro em Balneário Camboriú, que fica a 15 quilômetros de distância de Itajaí, poderia acarretar um desgaste político e risco de hostilidade contra o petista. Segundo o deputado Pedro Uczai (PT-SC), uma possibilidade é que o petista vá para o território catarinense no início de agosto para celebrar a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis e a retomada das atividades do Porto de Itajaí. A Secom informou que nunca houve uma viagem agendada para Santa Catarina nesta semana, mas também confirmou que o petista tem interesse em visitar o Estado no futuro.
Com a presença próxima de Bolsonaro e Javir Milei, Lula sabe que não seria o centro das atenções naquele momento, o que poderia não ter agradado a agenda marqueteira.
O governo quer a presença de Lula na inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, o que só deve ocorrer em agosto. No próximo mês também ocorrerá o lançamento ao mar do primeiro dos quatro navios que são construídos para a Marinha do Brasil em Itajaí.
Leia também
Javier Milei e Jair Bolsonaro se encontram neste sábado (06) em Balneário Camboriú
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 19° Máx. 25°