O presidente argentino Javier Milei e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) participarão de um evento de extrema-direita em Balneário Camboriú neste fim de semana. A informação foi divulgada pelo jornal argentino La Nación e confirmada pelo porta-voz do governo argentino, Manuel Adorni, que afirmou ser “provável” a vinda de Milei a Santa Catarina.
O convite para Milei foi feito pelo governador Jorginho Mello (PL) e intermediado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro. Milei e Bolsonaro devem participar da versão brasileira do congresso CPAC, um encontro conservador que ocorre nos Estados Unidos desde os anos 1970. Eduardo Bolsonaro é um dos organizadores do evento no Brasil.
Javier Milei participou da edição do ano passado, em Belo Horizonte, antes de ser eleito na Argentina. A Rádio Cidade já havia antecipado a possibilidade da presença de Milei congresso em abril. A confirmação da viagem a Santa Catarina coincide com a ausência de Milei na 60ª Cúpula do Mercosul, que acontecerá na segunda-feira (8) no Paraguai.
A cúpula contará com a presença do presidente Lula (PT). Entre os assuntos pendentes entre Lula e Milei está a situação dos brasileiros condenados pelos atos de 8 de janeiro, que estão foragidos na Argentina.
O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), compartilhou nesta segunda-feira (01) que Milei estará na cidade. É esperado que o governo argentino envie uma delegação para preparar a logística do deslocamento do presidente.
O representante do CPAC em Santa Catarina, Guilherme Colombo, esposo da deputada federal Júlia Zanatta (PL), é o responsável por articular a realização da Conferência de Ação Política Conservadora em Balneário Camboriú.
“A presença dos principais líderes conservadores da América Latina, Bolsonaro e Milei, só demonstra a importância e o tamanho deste evento. Será um momento único para reforçar nossas bandeiras e discutir o futuro do nosso país”, pontua Guilherme.
O CPAC Brasil promete reunir os principais líderes e ativistas conservadores do Brasil nos dias 6 e 7 de julho, a partir das 8h, no Expocentro BC. Entre os palestrantes confirmados, estão grandes nomes da política de direita, entre eles, os deputados federais Nikolas Ferreira, Eduardo Bolsonaro, Júlia Zanatta e Caroline De Toni, além da deputada estadual Ana Campagnolo.
A expectativa inclusive, é que este seja o maior encontro já realizado pela direita brasileira desde o início da conferência em 2019. É previsto um público para a conferência de cerca de 4 mil pessoas.
“Esse ano a edição brasileira vai ser especial, porque no mundo inteiro a direita está num momento de ascensão. Olha a Itália, Portugal e inclusive a boa expectativa vinda dos EUA, bem como da Argentina com Milei”, afirmou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em vídeo divulgado nas redes sociais anunciando o evento".
Informações do evento
O evento vai acontecer no Expocentro, localizado na Av. Marginal Oeste - Nova Esperança, em Balneário Camboriú/SC, nos dias 06 e 07 de Julho de 2024 (Sábado e Domingo).
Horário de início no sábado: 8h00
Horário de início no domingo: 8h00
Para mais informações e credenciamento de imprensa, visite o site oficial.
Confira o vídeo institucional oficial de divulgação do evento:
Vídeo - Divulgação
Sobre o CPAC
O CPAC (Conservative Political Action Conference) é o maior e mais influente encontro de conservadores do mundo. Lançado em 1974, o CPAC reúne centenas de organizações conservadoras, milhares de ativistas, milhões de telespectadores e os melhores e mais e líderes de todo o mundo. Em 2023, foi realizada em Washington, DC a 50ª edição do CPAC Americano.
O CPAC foi criado em 1973 pelos grupos American Conservative Union (ACU) e Young Americans for Freedom (YAF) e, atualmente, é o maior evento conservador dos EUA. Em sua essência estão os valores defendidos por ambas as entidades que lhe deram origem, como a defesa da Constituição de 1787, o fortalecimento da soberania nacional e a crença de que apenas governos com poder limitado são capazes de garantir a liberdade individual. Qual é o objetivo do CPAC? Busca reunir “agentes públicos eleitos, lideranças conservadoras e milhares de ativistas para que aprofundem e ampliem o conhecimento enquanto capacitam conservadores com habilidades para se tornarem ativistas mais eficazes”
Ao longo de sua existência, o CPAC reuniu grandes personagens da direita conservadora americana como: Ronald Reagan Ex-presidente, George W. Bush Ex-presidente, Mitt Romney Ex-candidato republicano à Presidência da República (2012), Dick Cheney Ex-vicepresidente, Donald Trump Ex-presidente e Nigel Farag que Liderou o partido UK Independence Party.
Ao discursar na edição de 2019, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump afirmou para uma multidão de pessoas que, provavelmente, ali havia realizado seu primeiro discurso político. “E eu gostei tanto” , continuou, “que voltei para discursar uma segunda vez, e então uma terceira vez. E então eu disse, vamos concorrer à presidência, certo?”.
O primeiro brasileiro no CPAC foi o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, celebrando a união entre Brasil e EUA. Desde a edição anterior, o CPAC se expandiu para outros países, tendo ocorrido na Austrália, Coreia do Sul, Japão e Irlanda.
CPAC no Brasil
O primeiro CPAC ocorrido no Brasil foi realizado nos dias 11 e 12 de outubro de 2019, no Hotel Grand Hyatt, na capital São Paulo, originado da relação entre o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro e Matt Schlapp, presidente da ACU. Entre o rol de palestrantes estiveram nomes que se destacaram nos últimos anos por fortes posições conservadoras e liberais em nosso país como: Damares Alves Senadora da República pelo Distrito Federal e Ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Onyx Lorenzoni Ex-deputado federal e Ex-Ministro da Casa Civil, Luiz Philippe de Orléans e Bragança Deputado federal e membro da Casa Imperial Brasileira, Ana Caroline Campagnolo Deputada estadual mais bem votada da história de Santa Catarina e professora de história, Filipe G. Martins Professor de Política Internacional, analista político, e Ex-assessor Especial para Assuntos Internacionais do Presidente Jair Bolsonaro, Taiguara Fernandes Advogado, jornalista e palestrante, Dom Bertrand de Orleans e Bragança Príncipe Imperial do Brasil, dentre outros.
No Brasil, a 2ª edição do CPAC ocorreu nos dias 03 e 04 de setembro de 2021. O evento foi realizado em Brasília, capital do país, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães – um dos principais cenários para grandes eventos e feiras nacionais e internacionais.
A 3ª edição do CPAC Brasil foi realizada em Campinas/SP, no Royal Palm Hall, nos dias 11 e 12 de junho de 2022. O evento contou com a presença de figuras como Nikolas Ferreira, Deputado Federal mais votado na história de Minas Gerais; Marcos Pollon, Deputado Federal pelo Mato Grosso do Sul, sendo o mais votado pelo estado; Augusto Nunes, Jornalista, escritor, comentarista brasileiro; Felipe Bastos, Deputado Federal pelo Estado do Paraná; Caio Coppolla, Jornalista; Carlos Nadalim, Ex-secretário nacional de Alfabetização; José Antonio Kast, Ex-deputado Chileno, fundador do Partido Republicano; Javier Milei, Presidente da Argentina.
A 4ª edição do CPAC Brasil ocorreu nos dias 23 e 24 de setembro de 2023, no MINASCENTRO, em Belo Horizonte, MG, e deixou uma marcante impressão nos milhares de espectadores, seja na participação presencial ou através da transmissão online.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 19° Máx. 25°