Segunda, 15 de Julho de 2024
17°

Tempo nublado

Itapema, SC

Política Congresso CPAC

Javier Milei e Jair Bolsonaro se encontram neste sábado (06) em Balneário Camboriú

Agenda de Lula no Porto de Itajaí coincide com presença de Bolsonaro no CPAC, causando possível "esbarrão" entre os líderes.

02/07/2024 às 20h32 Atualizada em 02/07/2024 às 23h21
Por: Rádio Cidade
Compartilhe:
Foto - Reprodução
Foto - Reprodução

O presidente argentino Javier Milei e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) participarão de um evento de extrema-direita em Balneário Camboriú neste fim de semana. A informação foi divulgada pelo jornal argentino La Nación e confirmada pelo porta-voz do governo argentino, Manuel Adorni, que afirmou ser “provável” a vinda de Milei a Santa Catarina.

O convite para Milei foi feito pelo governador Jorginho Mello (PL) e intermediado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro. Milei e Bolsonaro devem participar da versão brasileira do congresso CPAC, um encontro conservador que ocorre nos Estados Unidos desde os anos 1970. Eduardo Bolsonaro é um dos organizadores do evento no Brasil.

Javier Milei participou da edição do ano passado, em Belo Horizonte, antes de ser eleito na Argentina. A Rádio Cidade já havia antecipado a possibilidade da presença de Milei congresso em abril. A confirmação da viagem a Santa Catarina coincide com a ausência de Milei na 60ª Cúpula do Mercosul, que acontecerá na segunda-feira (8) no Paraguai.

Continua após a publicidade
Anúncio

A cúpula contará com a presença do presidente Lula (PT). Entre os assuntos pendentes entre Lula e Milei está a situação dos brasileiros condenados pelos atos de 8 de janeiro, que estão foragidos na Argentina.

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), compartilhou nesta segunda-feira (01) que Milei estará na cidade. É esperado que o governo argentino envie uma delegação para preparar a logística do deslocamento do presidente.

O representante do CPAC em Santa Catarina, Guilherme Colombo, esposo da deputada federal Júlia Zanatta (PL), é o responsável por articular a realização da Conferência de Ação Política Conservadora em Balneário Camboriú.

“A presença dos principais líderes conservadores da América Latina, Bolsonaro e Milei, só demonstra a importância e o tamanho deste evento. Será um momento único para reforçar nossas bandeiras e discutir o futuro do nosso país”, pontua Guilherme.

O CPAC Brasil promete reunir os principais líderes e ativistas conservadores do Brasil nos dias 6 e 7 de julho, a partir das 8h, no Expocentro BC. Entre os palestrantes confirmados, estão grandes nomes da política de direita, entre eles, os deputados federais Nikolas Ferreira, Eduardo Bolsonaro, Júlia Zanatta e Caroline De Toni, além da deputada estadual Ana Campagnolo. 

A expectativa inclusive, é que este seja o maior encontro já realizado pela direita brasileira desde o início da conferência em 2019. É previsto um público para a conferência de cerca de 4 mil pessoas.

Esse ano a edição brasileira vai ser especial, porque no mundo inteiro a direita está num momento de ascensão. Olha a Itália, Portugal e inclusive a boa expectativa vinda dos EUA, bem como da Argentina com Milei”, afirmou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em vídeo divulgado nas redes sociais anunciando o evento".

Informações do evento

O evento vai acontecer no Expocentro, localizado na Av. Marginal Oeste - Nova Esperança, em Balneário Camboriú/SC, nos dias 06 e 07 de Julho de 2024 (Sábado e Domingo).

Horário de início no sábado: 8h00
Horário de início no domingo: 8h00

Para mais informações e credenciamento de imprensa, visite o site oficial.

Confira o vídeo institucional oficial de divulgação do evento:

Vídeo - Divulgação

Sobre o CPAC

O CPAC (Conservative Political Action Conference) é o maior e mais influente encontro de conservadores do mundo. Lançado em 1974, o CPAC reúne centenas de organizações conservadoras, milhares de ativistas, milhões de telespectadores e os melhores e mais e líderes de todo o mundo. Em 2023, foi realizada em Washington, DC a 50ª edição do CPAC Americano.

O CPAC foi criado em 1973 pelos grupos American Conservative Union (ACU) e Young Americans for Freedom (YAF) e, atualmente, é o maior evento conservador dos EUA. Em sua essência estão os valores defendidos por ambas as entidades que lhe deram origem, como a defesa da Constituição de 1787, o fortalecimento da soberania nacional e a crença de que apenas governos com poder limitado são capazes de garantir a liberdade individual. Qual é o objetivo do CPAC? Busca reunir “agentes públicos eleitos, lideranças conservadoras e milhares de ativistas para que aprofundem e ampliem o conhecimento enquanto capacitam conservadores com habilidades para se tornarem ativistas mais eficazes”

Ao longo de sua existência, o CPAC reuniu grandes personagens da direita conservadora americana como: Ronald Reagan Ex-presidente, George W. Bush Ex-presidente, Mitt Romney Ex-candidato republicano à Presidência da República (2012), Dick Cheney Ex-vicepresidente, Donald Trump Ex-presidente e Nigel Farag que Liderou o partido UK Independence Party.

Ao discursar na edição de 2019, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump afirmou para uma multidão de pessoas que, provavelmente, ali havia realizado seu primeiro discurso político. “E eu gostei tanto” , continuou, “que voltei para discursar uma segunda vez, e então uma terceira vez. E então eu disse, vamos concorrer à presidência, certo?”.

O primeiro brasileiro no CPAC foi o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, celebrando a união entre Brasil e EUA. Desde a edição anterior, o CPAC se expandiu para outros países, tendo ocorrido na Austrália, Coreia do Sul, Japão e Irlanda.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no CPAC 2024.| Foto: Reprodução/YouTube/CPAC

CPAC no Brasil

O primeiro CPAC ocorrido no Brasil foi realizado nos dias 11 e 12 de outubro de 2019, no Hotel Grand Hyatt, na capital São Paulo, originado da relação entre o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro e Matt Schlapp, presidente da ACU. Entre o rol de palestrantes estiveram nomes que se destacaram nos últimos anos por fortes posições conservadoras e liberais em nosso país como: Damares Alves Senadora da República pelo Distrito Federal e Ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Onyx Lorenzoni Ex-deputado federal e Ex-Ministro da Casa Civil, Luiz Philippe de Orléans e Bragança Deputado federal e membro da Casa Imperial Brasileira, Ana Caroline Campagnolo Deputada estadual mais bem votada da história de Santa Catarina e professora de história, Filipe G. Martins Professor de Política Internacional, analista político, e Ex-assessor Especial para Assuntos Internacionais do Presidente Jair Bolsonaro, Taiguara Fernandes Advogado, jornalista e palestrante, Dom Bertrand de Orleans e Bragança Príncipe Imperial do Brasil, dentre outros.

No Brasil, a 2ª edição do CPAC ocorreu nos dias 03 e 04 de setembro de 2021. O evento foi realizado em Brasília, capital do país, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães – um dos principais cenários para grandes eventos e feiras nacionais e internacionais.

A 3ª edição do CPAC Brasil foi realizada em Campinas/SP, no Royal Palm Hall, nos dias 11 e 12 de junho de 2022. O evento contou com a presença de figuras como Nikolas Ferreira, Deputado Federal mais votado na história de Minas Gerais; Marcos Pollon, Deputado Federal pelo Mato Grosso do Sul, sendo o mais votado pelo estado; Augusto Nunes, Jornalista, escritor, comentarista brasileiro; Felipe Bastos, Deputado Federal pelo Estado do Paraná; Caio Coppolla, Jornalista; Carlos Nadalim, Ex-secretário nacional de Alfabetização; José Antonio Kast, Ex-deputado Chileno, fundador do Partido Republicano; Javier Milei, Presidente da Argentina.

A 4ª edição do CPAC Brasil ocorreu nos dias 23 e 24 de setembro de 2023, no MINASCENTRO, em Belo Horizonte, MG, e deixou uma marcante impressão nos milhares de espectadores, seja na participação presencial ou através da transmissão online.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Balneário Camboriú - SC
Balneário Camboriú - SC
Sobre o município Encantadora por suas praias deslumbrantes e moderna infraestrutura. Conhecida como a "Dubai brasileira", destaca-se pelos arranha-céus à beira-mar e atrações turísticas vibrantes.
Itapema, SC Atualizado às 08h03 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 16°

Ter 17°C 14°C
Qua 19°C 15°C
Qui 19°C 14°C
Sex 20°C 14°C
Sáb 19°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio