Segunda, 15 de Julho de 2024
17°

Tempo nublado

Itapema, SC

Geral Representatividade

Catarinense Rafael Horn assume interinamente a presidência da OAB Nacional

Vice-presidente da CFOAB assume temporariamente até 20 de julho.

02/07/2024 às 17h11
Por: Rádio Cidade
Compartilhe:
Foto - Divulgação
Foto - Divulgação

A partir desta terça-feira (2), Rafael Horn, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assume interinamente a Presidência da entidade até o dia 20 de julho. A troca de comando foi oficializada pela portaria publicada na noite desta segunda-feira (01).

Nesta primeira semana, Horn iniciará sua gestão com palestras e visitas às subseções do interior de Santa Catarina. Na semana seguinte, está previsto que ele se desloque para Brasília e o Paraná, dando continuidade às atividades já programadas pelo presidente Beto Simonetti.

Esta não é a primeira vez que Rafael Horn assume a presidência interina da OAB. Em suas palavras, ele expressou sua gratidão e orgulho pelo desafio de representar a advocacia brasileira, em nome de Beto Simonetti, que tem focado em transformações na gestão nacional da OAB, priorizando as necessidades da advocacia no país.

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Representação catarinense

Membro honorário vitalício da OAB Santa Catarina, Rafael Horn assumiu a vice-presidência nacional da Ordem dos Advogados do Brasil em 2022, encerrando com o jejum de 29 anos sem representantes da advocacia catarinense à frente da entidade máxima da classe no País.

Horn compôs a chapa “OAB de Portas Abertas", presidida pelo advogado Alberto Simonetti. A composição foi eleita com 77 votos, o que correspondeu a 96,25% do quórum.

Após assinar o termo de posse no cargo de vice-presidente da OAB, Rafael Horn reiterou o compromisso da nova diretoria em conectar a entidade com a advocacia brasileira. “Os advogados e advogadas brasileiras carecem de uma OAB apartidária, íntegra e principalmente unida na missão de garantir o pleno exercício da profissão e valorizar cada vez mais a advocacia em nosso País”, afirmou.

Horn disse estar honrado em ser o primeiro advogado catarinense a estar na vice-presidência da OAB, após dez mandatos sem um representante de Santa Catarina na diretoria do CFOAB. "Este momento somente se tornou possível graças aos colegas que acreditaram no modelo de trabalho que implementamos em nosso Estado e agora buscaremos levar para todo o Brasil”, ressaltou.

O último advogado de Santa Catarina a exercer uma função na diretoria do CFOAB foi Werner Backes, de Criciúma, que atuou como tesoureiro nacional da OAB entre os anos 1993 e 1995. Na vice-presidência nacional da OAB, além de quebrar com o jejum de 10 mandados (que totalizam 29 anos), Rafael Horn estará à frente de um cargo nunca antes ocupado por um representante da advocacia catarinense.

 

Sobre Rafael Horn

Natural de Florianópolis, Rafael Horn é advogado, graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua trajetória junto à OAB Santa Catarina começou em 2007, quando foi eleito secretário-geral da instituição. Horn deixou o cargo em 2009, para assumir a função de Conselheiro Federal da OAB, representando a Seccional catarinense em Brasília.

Após cumprir o mandato como conselheiro, Horn assumiu a tesouraria da OAB/SC em 2016. Nessa posição, foi responsável por implementar os até então inéditos portais da Transparência e de Compras de Bens e Serviços na Seccional. O advogado foi eleito para o seu quarto mandato em 2019, desta vez para o cargo de presidente da OAB Santa Catarina.

Horn esteve à frente do time que realizou uma verdadeira transformação na OAB/SC, convertendo a maior crise da história em oportunidades para a advocacia. 

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.