Segunda, 15 de Julho de 2024
13°

Tempo nublado

Itapema, SC

Geral Alta performance

Itajaí e Balneário Camboriú destacam-se em premiação "Oscar da gestão pública"

Prêmios destacam cidades catarinenses por desenvolvimento socioeconômico e mobilidade urbana exemplares.

02/07/2024 às 13h56 Atualizada em 02/07/2024 às 14h37
Por: Rádio Cidade
Compartilhe:
Thiago Morastoni. Foto - Divulgação/Prefeitura de Itajaí.
Thiago Morastoni. Foto - Divulgação/Prefeitura de Itajaí.

Itajaí é a melhor cidade do Brasil em desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. O Município recebeu na noite desta segunda-feira (1) o Prêmio Band Cidades Excelentes. A cerimônia ocorreu em Brasília (DF) e a premiação avaliou os 5.570 municípios do país. 

Itajaí já havia sido premiada estadualmente na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, para cidades com mais de 100 mil habitantes. Nesta segunda, concorreu com Nova Lima (MG) e São Caetano do Sul (SP) e foi a grande vencedora da categoria também na cerimônia nacional. 

"Esse prêmio é reflexo de todo o esforço da gestão municipal, da classe empresarial e dos trabalhadores que fazem da nossa cidade o melhor lugar para se trabalhar, viver e investir do Brasil. É motivo de muito orgulho para todos nós itajaienses", destaca o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Thiago Morastoni, que representou o município na entrega do prêmio.  

Continua após a publicidade
Anúncio

Promovida pelo Grupo Bandeirantes de comunicação, a premiação tem como finalidade incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública. Na etapa estadual as cidades concorrem em seis pilares com as seguintes divisões: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes, e acima de 100 mil habitantes. A etapa nacional contou ainda com as categorias acima de 500 mil habitantes e capitais. 

A escolha para a premiação é chancelada pelo Instituto Aquila e baseada no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). A plataforma é estruturada com inteligência artificial e considera dados atualizados sobre as cidades e, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 62 indicadores em uma nota final única. 

A categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública leva em conta indicadores como PIB per capita, renda domiciliar per capita, jovens que completaram o ensino médio, pessoas que completaram o ensino superior, população de baixa renda, salário médio mensal, população ocupada, taxa de homicídio, taxa de mortes por arma de fogo e taxa de mortes no trânsito. 

O balanço é realizado desde 2021, quando foi lançado o prêmio. Por isso, neste ano, a solenidade também premiou os municípios que mais evoluíram nos últimos anos, conforme a população de cada um.

Receber esse prêmio nacional mostra como Itajaí evoluiu nos últimos anos e se destaca em indicadores importantes, como economia, renda das famílias, qualidade de vida, educação e segurança. Essa premiação mostra que estamos no caminho certo do desenvolvimento”, pontua o prefeito de Itajaí Volnei Morastoni.

Em Santa Catarina, foram 39 finalistas do prêmio. Além de Itajaí, outras duas cidades catarinenses foram vencedoras da etapa nacional. Na categoria Educação, ganhou São Bento do Sul, entre cidades de 30 mil a 100 mil habitantes. Em Saúde e Bem-estar, venceu Nova Erechim, nas cidades com menos de 30 mil habitantes. 

Considerado o “Oscar” da gestão pública, o prêmio Band Cidades Excelentes tem o objetivo de incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas de gestão.

 

BC é destaque na mobilidade urbana

Balneário Camboriú ficou entre as três melhores cidades do Brasil em infraestrutura e mobilidade urbana, nos municípios com mais de 100 mil habitantes. No estado, a cidade venceu o prêmio na categoria.

Balneário Camboriú se tornou a primeira cidade em Santa Catarina, com mais de 100 mil habitantes, a oferecer transporte público gratuito para todos. Estamos imensamente orgulhosos por sermos reconhecidos entre as mais de cinco mil cidades brasileiras, destacando nosso esforço contínuo em melhorar a mobilidade urbana diariamente”, comenta o prefeito Fabrício Oliveira (PL).

A cerimônia de premiação foi Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF), e contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). BC foi representada pelo Diretor de Comunicação do gabinete do prefeito, Rafael Luz.

Na mesma categoria de infraestrutura e mobilidade, a região também foi finalista com Penha entre as cidades de 30 mil a 100 mil habitantes, após ser destaque estadual. Na etapa nacional, o prêmio ficou com Vacaria (RS), pra cidades de 30 mil a 100 mil habitantes, e com Umuarama (PR), pra municípios com mais de 100 mil moradores.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.