Segunda, 15 de Julho de 2024
13°

Tempo nublado

Itapema, SC

Educação Oportunidade

Matrículas para os cursos técnicos do CaTec abrem nesta quarta-feira (03)

Cada candidato terá direito apenas a um número de inscrição registrado no sistema.

01/07/2024 às 17h31 Atualizada em 01/07/2024 às 17h53
Por: Rádio Cidade Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

As matrículas dos cursos técnicos do CaTec para o segundo semestre de 2024 abrem nesta quarta-feira, 3. A primeira fase será a da pré-inscrição online, que deverá ser realizada pelo site Matrícula Online até as 17h do dia 10 de julho. O quadro de vagas dos cursos está disponível no mesmo site.

No pré-cadastro, o responsável pelo estudante deve acessar o site Matrícula Online, fazer o login na conta gov.br, registrar os dados do aluno e escolher uma das unidades escolares com vagas disponíveis. Para os responsáveis que não possuem as ferramentas eletrônicas para realização da inscrição, o cadastro pode ser feito diretamente na unidade escolar mais próxima de sua residência a partir das 12h do dia 3 até as 16h do dia 10 de julho.

Cada candidato terá direito apenas a um número de inscrição registrado no sistema. Caso exista mais de uma inscrição para o mesmo candidato, será considerada a mais recente, sendo as demais eliminadas. A lista contendo o número de inscrição, o nome do(a) candidato(a) e a etapa na qual se inscreveu estará fixada na escola, em local visível e também no site.

Continua após a publicidade
Anúncio

A segunda etapa do processo de matrícula é o sorteio, que será realizado eletronicamente, pela Secretaria de Estado da Educação (SED), no dia 12 de julho. A listagem contendo o nome dos candidatos sorteados deverá ser fixada na Unidade Escolar e disponibilizada no site Matrícula Online no mesmo dia do sorteio.

O último passo para efetuar a matrícula é presencial. A confirmação da matrícula deve ser feita na escola onde o aluno será matriculado nos dias 15 a 16 de julho, dentro do horário de funcionamento da unidade. Nela, devem ser levados todos os documentos do estudante.

Confira a lista com a documentação necessária:

  • Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento do estudante
  • Cópia da Carteira de Identidade do estudante
  • Cópia do CPF do estudante
  • Cópia do CPF do responsável
  • Cópia do comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável (Água, Luz, Condomínio, Telefone, Contrato de locação)
  • Comprovante de vacinação
  • Atestado de frequência e/ou boletim atual
  • Histórico escolar original e cópia (pode ser apresentado até 30 dias após o início do ano letivo)
  • Ficha de pré-matrícula assinada (formulário do site: matriculaonline.sed.sc.gov.br)

O candidato perderá a vaga, caso não apresente os documentos listados.

 

Mais de 31 mil matriculados no 1º semestre de 2024

Só no primeiro semestre de 2024, foram mais de 31 mil matriculados na Educação Profissional e Tecnológica da Rede Estadual de Ensino. Para o segundo semestre, a previsão é de ainda mais oportunidades para os jovens catarinenses.

Cada unidade escolar, considerando a vocação local e o desenvolvimento econômico regional, definiu os cursos técnicos que iria ofertar. Ao todo, são 10 opções de cursos: Administração, Logística, Contabilidade, Comércio, Comércio Exterior, Qualidade, Recursos Humanos, Marketing, Vendas e Transações Imobiliárias.

Além dos cursos técnicos da área de Gestão e Negócios oferecidos nas escolas de Ensino Médio, os 20 Centros de Educação Profissional (CEDUPs) oferecem ainda mais diversidade, com oferta de diferentes áreas tecnológicas, como Agricultura, Edificações, Mecânica e outras.

 

O programa

O objetivo do programa estadual lançado em fevereiro é ampliar a oferta de cursos técnicos para estudantes da Rede Estadual de Ensino, possibilitando que encerrem o ensino médio com o diploma de conclusão e pelo menos uma certificação técnica.

As unidades escolares participantes foram autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) a ofertar vagas em cursos técnicos da área Gestão e Negócios para os estudantes matriculados nas turmas de 2ª e 3ª série do ensino médio das escolas estaduais a partir do primeiro semestre de 2024.

"Estamos fazendo uma grande transformação na educação de Santa Catarina. Esses cursos técnicos gratuitos vão dar a oportunidade para milhares de jovens saírem do ensino médio com o pé no mercado de trabalho. O ensino técnico é mais uma oportunidade, assim como já criamos o Programa Universidade Gratuita. Isso motiva o jovem e garante oportunidade de emprego, melhora de vida dele e da sua família”, destacou o governador Jorginho Mello.

Com esta ação, serão disponibilizadas 40 mil vagas em cursos técnicos para os estudantes do ensino médio da Rede Estadual de Ensino. O mercado de trabalho para profissionais com curso técnico é bastante promissor e com muitas oportunidades. A demanda por esses profissionais tem crescido significativamente nos últimos anos. Assim, o estudante ao concluir o ensino médio poderá ser inserido imediatamente no mercado de trabalho.

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.