Segunda, 15 de Julho de 2024
13°

Tempo nublado

Itapema, SC

Geral Fim de uma Era

Zoo do Beto Carrero World encerrará atividades em agosto

Mudança reflete nova visão sobre o papel dos animais em parques temáticos.

27/06/2024 às 15h55 Atualizada em 30/06/2024 às 20h56
Por: Rádio Cidade
Compartilhe:
Beto Carrero costumava se apresentar com seus animais, que mais tarde deram origem ao zoo. Foto - Divulgação)
Beto Carrero costumava se apresentar com seus animais, que mais tarde deram origem ao zoo. Foto - Divulgação)

O Beto Carrero World comunicou nesta quinta-feira (27) o encerramento das atividades do "Mundo Animal", o zoológico que funcionou durante 32 anos como uma das atrações mais emblemáticas do parque multitemático. Segundo o comunicado oficial, a decisão foi tomada considerando o bem-estar dos animais.

"Temos muito orgulho e respeito por toda a história que tivemos com os animais. Meu pai, Beto Carrero, tinha uma conexão incrível e nos inspirou a cuidar, preservar e amar cada um deles. As gerações mudam, e hoje entendemos que é mais significativo receber os animais que nos visitam espontaneamente, como capivaras e pássaros migratórios, do que manter espécies selvagens dentro de um parque temático," disse Alex Murad, Presidente do Conselho Administrativo do Beto Carrero World e filho do eterno cowboy.

A decisão já vinha sendo planejada há algum tempo, como explicou a bióloga Kátia Cassaro, coordenadora do "Mundo Animal".

Continua após a publicidade
Anúncio

"Trabalhamos em um parque multitemático com shows, brinquedos e atrações que talvez não combinem com a manutenção dos animais. Essa situação vem sendo pensada há muito tempo, se esses recintos devem coexistir com as demais atrações. E chegamos à conclusão que não", declarou Cassaro.

Com a visitação já encerrada, o parque está finalizando a transferência das últimas espécies para novos lares, cujos locais são mantidos em sigilo para garantir o bem-estar dos animais. Alex Murad destacou a importância de que esses novos lares ofereçam tranquilidade e cuidado aos animais, permitindo-lhes viver em ambientes mais adequados para sua reprodução e qualidade de vida.

Esta não é a primeira vez que o parque enfrenta uma transição no manejo dos animais. Na década de 1990 até o início dos anos 2000, os animais participavam de shows no parque, uma prática que foi substituída pelo zoológico, visando um manejo mais ético e profissional.

O "Mundo Animal" firmou importantes parcerias com órgãos como Ibama e ICM-Bio ao longo dos anos, participando de grandes projetos de conservação, incluindo a reprodução de micos-leões-dourados, tamanduás e jacutingas, e a recuperação de centenas de animais resgatados.

Para Alex Murad, o fechamento do zoo marca o início de uma nova era para o Beto Carrero World.

"Eu acredito muito na transição. Como houve com o circo tradicional para o Cirque Du Soleil, o zoológico também vai ter que mudar. Os zoos modernos hoje têm outros conceitos. Eu visito e gosto, quando é feito com amor."

Assista ao vídeo com o anúncio oficial do parque:

Vídeo - Youtube/Beto Carrero World

O parque

Localizado em Penha, Santa Catarina, o Beto Carrero World é reconhecido como o maior parque temático da América Latina. Fundado em 28 de dezembro de 1991 por João Batista Sérgio Murad, mais conhecido como Beto Carrero, o parque combina uma vasta gama de atrações, shows, zoológico, e áreas temáticas inspiradas em diferentes culturas e histórias. Com mais de 14 milhões de metros quadrados, o parque oferece entretenimento diversificado para todas as idades, atraindo milhões de visitantes anualmente.

CONFIRA MAIS FOTOS DO ZOOLÓGICO APÓS OS ANÚNCIOS

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.