Mais de 120 casos de sarna foram registrados recentemente em cidades do Litoral Norte de Santa Catarina, incluindo Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Itajaí. A região está enfrentando um surto da doença de pele contagiosa, que tem gerado preocupação entre autoridades e a população.
Após a confirmação de seis casos de sarna humana na Rede Municipal de Ensino, o Governo do Município de Porto Belo, por meio da Secretaria de Educação, está realizando uma limpeza geral nos Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDI) nesta quinta-feira (27). Aproveitando a ausência dos alunos, que os professores estarão fora devido ao Seminário Práticas Pedagógicas, a equipe de limpeza vai se concentrar especialmente no NDI Lauro Mendonça, onde todos os casos foram registrados. Nesta unidade, as aulas também foram suspensas na sexta-feira, dia 28, para garantir a eficácia das medidas de desinfecção.
A Secretaria de Educação determinou uma limpeza abrangente no local, incluindo brinquedos e pequenos objetos, com o objetivo de conter a propagação da sarna e assegurar a saúde e segurança dos alunos e profissionais. O Governo Municipal intensificou os esforços de limpeza e orientou os pais ou responsáveis a levar as crianças à Unidade Básica de Saúde mais próxima ao surgirem sintomas, além de informar a escola sobre qualquer suspeita.
A situação demanda atenção e cuidado, com a mobilização de diversas frentes para controlar o surto e prevenir novos casos. A colaboração da comunidade é essencial para o sucesso das medidas adotadas, reforçando a importância da higiene e da rápida comunicação de sintomas às autoridades competentes.
Confira como está a situação em cidades que tiveram casos confirmados:
Itapema
O Centro Municipal de Educação Infantil Clube do Mickey, localizado no bairro Varzea, em Itapema, precisou suspender suas atividades na semana passada devido à confirmação de casos de escabiose, conhecida como sarna humana. A Secretaria de Educação de Itapema tomou a decisão de suspender as aulas na quinta-feira (20) e sexta-feira (21) para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e funcionários.
Segundo a secretária de educação, Alessandra Simas Ghiotto, a medida foi adotada não por um surto, mas por precaução, especialmente após casos semelhantes surgirem em Balneário Camboriú. Em Itapema, dois casos foram confirmados, um aluno e uma monitora, enquanto suspeitas em outros três alunos não se confirmaram.
Camboriú
Na segunda (24), foram verificados com laudo médico três casos de escabiose em três unidades distintas da rede municipal.
No entanto, após levantamento e verificação com os diretores, nesta quarta (26), foram detectados um total de 25 casos, sendo 21 estudantes e quatro profissionais da educação, distribuídos nas 34 unidades que formam a rede municipal
Conforme a prefeitura, todos os casos têm laudos médicos e os pacientes foram afastados pelo tempo previsto nos atestados médicos.
Balneário Camboriú
Atualmente, há quatro creches com aulas suspensas por causa da sarna: Criança Esperança, Iate Clube, Odácia Teresa Damásio e Taquaras, segundo a prefeitura. A previsão é que todas voltem a funcionar normalmente na próxima segunda (1º).
Outra, a Brilho do Sol, na interpraias, diagnosticou três casos. Por causa disso, a creche foi interditada nesta quarta (26) e vai passar por limpeza. As aulas devem voltar já nesta terça (27).
Pelo menos 100 casos foram registrados na cidade. Nesta segunda-feira (24), as aulas voltaram nas duas creches que tiveram surto da doença no início do mês: Sementes do Amanhã e Rio das Ostras.
Itajaí
Em Itajaí, os casos foram registrados em março e abril. A Secretaria Municipal de Saúde informou que duas creches tiveram casos confirmados de escabiose neste ano.
Um caso foi isolado e em uma creche houve dois casos no mesmo período. Todas as situações foram devidamente monitoradas, tratadas e controladas.
Atualmente, duas creches são monitoradas com um caso cada em investigação.
Blumenau
Já na região do Vale do Itajaí, a cerca de 60 quilômetros de Itajaí, a cidade de Blumenau registrou dois casos na terça (25). Os pacientes são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária do município.
Até 13h08 desta quarta, a prefeitura não informado se os casos ocorreram em creches ou escolas.
A doença
A sarna humana, também conhecida como escabiose, é uma condição dermatológica causada pela infestação do ácaro Sarcoptes scabiei. Este pequeno parasita escava a camada superior da pele para depositar seus ovos, provocando uma reação alérgica que resulta em coceira intensa e erupções cutâneas.
A coceira tende a piorar à noite, e as áreas mais comumente afetadas incluem os espaços entre os dedos, pulsos, cotovelos, axilas, cintura e partes íntimas. A doença é altamente contagiosa e se espalha principalmente através do contato direto e prolongado com a pele de uma pessoa infestada, sendo comum também a transmissão em ambientes com alta densidade de pessoas, como escolas e creches.
O tratamento envolve o uso de medicamentos tópicos ou orais prescritos por um médico, que eliminam os ácaros e seus ovos, e é essencial seguir medidas rigorosas de higiene para prevenir a re-infecção e a propagação da doença.
A escabiose é altamente contagiosa, mas pode ser evitada com medidas de higiene e tratamento adequado. A conscientização é fundamental para evitar novos casos. Para mais informações, procure a Secretaria de Saúde local.
Leia também
Itapema suspende aulas em creche após dois casos de sarna
Com surto de sarna, mais duas creches tem atividades suspensas em Balneário Camboriú
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 19° Máx. 25°