Sexta, 24 de Janeiro de 2025
27°

Tempo nublado

Itapema, SC

Política Mobilidade urbana

Câmara solicita reestruturação da acessibilidade em Itapema

A reinvidicação apresenta outras medidas para facilitar a vida dos itapemenses com necessidades especiais.

19/06/2024 às 18h12
Por: Rádio Cidade
Compartilhe:
Foto - Reprodução/A Hora Itapema
Foto - Reprodução/A Hora Itapema

Ser cadeirante, idoso, cego, usar carrinho de bebê ou ter alguma necessidade especial ao andar pelas ruas nem sempre é fácil, devido à falta de acessibilidade, um problema encontrado praticamente em todo o país. Em Itapema, há pontos na cidade que carecem de rampas de acesso para pessoas com deficiência, e em outros locais, a acessibilidade ainda não está completa.

A ausência de acessibilidade adequada tem sido motivo de constantes solicitações dos vereadores à Prefeitura Municipal. Um caso recente que chamou atenção nas redes sociais foi o de Renato Baittinger, morador de Itapema, que compartilhou um vídeo mostrando as dificuldades enfrentadas ao se locomover com sua filha cadeirante, exigindo melhorias.

Ao caminhar pela cidade, é fácil encontrar locais com pontos de acesso, mas também com obstáculos logo à frente, prejudicando a locomoção de cadeiras de rodas, como o cruzamento da Rua 244 com a Segunda Avenida, no bairro Meia Praia.

Esse ponto específico motivou um requerimento aprovado recentemente pelo plenário da Câmara de Itapema, que demanda uma reestruturação completa na acessibilidade das calçadas, estabelecimentos públicos e pontos de ônibus. Além disso, a reivindicação inclui a instalação de banheiros adaptados em toda a cidade, entre outras medidas para facilitar a vida dos itapemenses com necessidades especiais e de todos os munícipes, como pontos de ônibus com espaço exclusivo, instalação de elevadores e rampas em estabelecimentos públicos, pavimentação asfáltica nas ruas e tudo mais que possa facilitar a vida do cidadão que tem necessidade especiais.

Vídeo - Instagram/@renato_baittinger

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.