Sexta, 21 de Junho de 2024
20°

Parcialmente nublado

Itapema, SC

Geral Saúde Pública

Surto de sarna suspende aulas em creche de Balneário Camboriú

Núcleo de Educação Infantil Sementes do Amanhã passa por higienização e dedetização.

11/06/2024 às 08h00
Por: Cidade 104.1
Compartilhe:
Foto - Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú
Foto - Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

Nesta segunda-feira (10), a creche Núcleo de Educação Infantil Sementes do Amanhã, em Balneário Camboriú, teve suas aulas suspensas após um surto de sarna. Segundo a prefeitura, foram identificados 10 casos da doença entre alunos e funcionários na última semana. Outros sete casos estão sob investigação.

As atividades na creche devem ser retomadas na quarta-feira (12). Durante esse período, o local está passando por um rigoroso processo de higienização e dedetização, conforme informado pelo município.

A sarna humana, ou escabiose, é causada pelo ácaro *Sarcoptes scabiei*, resultando em coceira intensa na pele. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) considera dois ou mais casos com relação temporal e espacial como surto. Na creche, sete alunos e três funcionários tiveram a doença confirmada.

Seguindo orientação da Secretaria de Saúde, equipes de limpeza municipais e terceirizadas iniciaram as ações de higienização e dedetização na sexta-feira (7), removendo roupas de cama e móveis. Os demais funcionários também foram dispensados e retornarão às atividades junto com os alunos.

Nesta terça-feira (11), a Vigilância Sanitária fará uma vistoria para assegurar o retorno seguro das aulas. Uma enfermeira da Secretaria de Saúde está orientando os profissionais da educação sobre a doença e suas formas de prevenção. A prefeitura também divulgará material informativo para conscientizar os pais e prevenir futuros surtos.

A doença

A sarna humana, também conhecida como escabiose, é uma condição dermatológica causada pela infestação do ácaro *Sarcoptes scabiei*. Este pequeno parasita escava a camada superior da pele para depositar seus ovos, provocando uma reação alérgica que resulta em coceira intensa e erupções cutâneas.

A coceira tende a piorar à noite, e as áreas mais comumente afetadas incluem os espaços entre os dedos, pulsos, cotovelos, axilas, cintura e partes íntimas. A doença é altamente contagiosa e se espalha principalmente através do contato direto e prolongado com a pele de uma pessoa infestada, sendo comum também a transmissão em ambientes com alta densidade de pessoas, como escolas e creches.

O tratamento envolve o uso de medicamentos tópicos ou orais prescritos por um médico, que eliminam os ácaros e seus ovos, e é essencial seguir medidas rigorosas de higiene para prevenir a re-infecção e a propagação da doença.

A escabiose é altamente contagiosa, mas pode ser evitada com medidas de higiene e tratamento adequado. A conscientização é fundamental para evitar novos casos. Para mais informações, procure a Secretaria de Saúde local.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Balneário Camboriú - SC
Balneário Camboriú - SC
Sobre o município Encantadora por suas praias deslumbrantes e moderna infraestrutura. Conhecida como a "Dubai brasileira", destaca-se pelos arranha-céus à beira-mar e atrações turísticas vibrantes.
Itapema, SC Atualizado às 20h03 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 21°

Sáb 22°C 16°C
Dom 25°C 17°C
Seg 19°C 15°C
Ter 14°C 13°C
Qua 18°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete