Sexta, 21 de Junho de 2024
20°

Parcialmente nublado

Itapema, SC

Desenvolvimento Social Desenvolviment...

Junho Violeta: Conselho Estadual do Idoso de SC lança informativo sobre violência contra a pessoa idosa

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / SECOMNo Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o Conselho Estadual do Idoso d...

10/06/2024 às 18h50
Por: Cidade 104.1 Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / SECOM

No Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina, em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, lançará um informativo sobre o tema. O material que está em fase final de diagramação vai ser distribuído em todo o estado e busca alertar a sociedade sobre os tipos de violações e importância da denúncia.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, destaca que Santa Catarina é o estado do Brasil com a maior longevidade e garantir a proteção das pessoas idosas é um compromisso do Governo do Estado e também uma responsabilidade de toda a sociedade. “Hoje 15,56% da nossa população tem mais de 60 anos e muitas vezes, esses idosos acabam tendo seus direitos violados de diversas formas, então nesse sentido, a informação é essencial e por isso a decisão da elaboração desse informativo”, disse.

A presidente do Conselho, Sabrina Mores, explica que o material explica todos os tipos de violência desde física, psicológica, patrimonial, negligência entre outras. “Na maioria das vezes a violência é cometida pelos familiares, filhos, netos, sobrinhos, o que dificulta a denúncia da vítima”, revela.
A presidente lembrou ainda que qualquer pessoa pode denunciar a violação de direitos contra a pessoa idosa pelo Disque 100 e outros meios e que a própria omissão e negligência são consideradas crimes e causam dor e sofrimento à pessoa idosa.

Prevenção às violências

Para prevenir violências, a SAS em parceria com o Conselho lanço em dezembro de 2023 os primeiros editas da história do Fundo Estadual do Idoso, totalizando R$ 40 milhões para projetos da Sociedade Civil e órgãos públicos desenvolvam projetos nas mais diversas áreas como saúde, educação, cultura, esporte e lazer.

Ao todo foram aprovadas 90 propostas que estão em fase final de apresentação de documentos para assinatura do Termo de Fomento ou Convênio. A previsão é que o pagamento seja efetuado até o início de julho deste ano.

Mais informações:
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS –
(48) 3664-0916

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.