Sexta, 21 de Junho de 2024
20°

Parcialmente nublado

Itapema, SC

Geral Dengue mata

Balneário Camboriú registra sétimo óbito por dengue em 2024

Apesar do recente óbito, Balneário Camboriú tem obtido resultados positivos no combate à dengue.

07/06/2024 às 17h32 Atualizada em 07/06/2024 às 17h56
Por: Cidade 104.1
Compartilhe:
Foto - Ilustração/Shutterstock
Foto - Ilustração/Shutterstock

Balneário Camboriú registrou, na terça-feira (04), o sétimo óbito por dengue deste ano, conforme confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC). A vítima foi um homem de 74 anos, residente do Bairro das Nações, que possuía comorbidades. O falecimento ocorreu no dia 27 de maio, no Hospital do Coração.

A confirmação deste óbito reforça a necessidade de medidas preventivas e de conscientização da população sobre a gravidade da dengue, especialmente para pessoas com condições de saúde preexistentes. A Secretaria de Saúde local intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, e pede à comunidade que colabore eliminando focos de água parada em suas residências e arredores.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em locais com água parada. Os sintomas incluem febre alta, dores musculares e nas articulações, além de manchas vermelhas na pele. Em casos graves, a doença pode levar à morte, especialmente em pessoas com outras condições de saúde, como foi o caso da vítima mais recente.

 

Balneário Camboriú registra queda em número de novos casos de dengue

Ações promovidas pela município demonstraram ser eficazes no combate – Foto: PMBC/Reprodução

 

Apesar do recente óbito, Balneário Camboriú tem obtido resultados positivos no combate à dengue. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde, o número de novos casos registrados na última semana apresentou queda.

De 22 a 26 de maio, foram registrados 270 casos positivos da doença. Já entre 29 de maio e 6 de junho, os casos registrados caíram para 247.

O município contabiliza 3.781 casos de dengue e quatro óbitos confirmados pela doença desde o início do ano.

A prefeitura tem realizado uma série de ações para combater o avanço do mosquito, como vistorias nas residências, com o objetivo de conscientizar a população e eliminar possíveis criadouros do mosquito nas moradias dos bairros.

Ao todo, foram feitas 39.337 mil vistorias pelas residências e locais públicos da cidade neste ano.

Além disso, foi criado o Centro de Referência e Atendimento à Dengue, assim como mutirões e ações de conscientização em escolas.

A orientação é que em caso de sintomas, o morador procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue, localizado na avenida Palestina, nº 150, no bairro das Nações.

Para fazer a denúncia de locais com suspeita de foco do mosquito é preciso entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos números: (47) 3267-7024, (47) 9 9982-1979 (WhatsApp) ou no 0800 644 3388.

 

Dengue avança em Balneário Piçarras

Balneário Piçarras realiza “fumacê” em bairros – Foto: Prefeitura de Balneário Piçarras/Reprodução

 

Em um outro balneário do Litoral Norte, a situação é oposta. A prefeitura de Balneário Piçarras registrou um aumento de 14,5% no número de casos positivos de dengue no município na última semana.

O número de focos da doença também cresceram, e já somam 894 pontos críticos na cidade.

A pulverização costal, popularmente conhecido como “fumacê”, foi feita nos dias 5, 6 e 7 de junho, em turnos das 5h às 7h30 e das 17h às 19h, no Centro e nos bairros Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora da Conceição, Itacolomi e Santo Antônio.

Ações como inspeção de armadilhas, identificação de pontos críticos e bloqueio da transmissão são realizadas semanalmente pelos agentes do Programa de Controle e Combate à Dengue.

A prefeitura alerta para  o uso de pratos em vasos de plantas, assim como acúmulo de lixo que pode manter água parada, cuidado com caixas d’água, piscinas, ralos e potes.

 

Prevenção

A colaboração da população é essencial para controlar a disseminação da doença. Medidas simples, como manter o quintal limpo, eliminar recipientes que acumulam água e utilizar repelente, podem fazer a diferença na prevenção.

Diante do aumento dos casos de dengue, a comunidade deve redobrar os cuidados. Se você apresentar sintomas de dengue, procure imediatamente uma unidade de saúde para orientação e tratamento adequado. A prevenção é fundamental para evitar mais mortes e controlar a propagação do vírus. 

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Balneário Camboriú - SC
Balneário Camboriú - SC
Sobre o município Encantadora por suas praias deslumbrantes e moderna infraestrutura. Conhecida como a "Dubai brasileira", destaca-se pelos arranha-céus à beira-mar e atrações turísticas vibrantes.
Itapema, SC Atualizado às 20h03 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 21°

Sáb 22°C 16°C
Dom 25°C 17°C
Seg 19°C 15°C
Ter 14°C 13°C
Qua 18°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete