Sexta, 21 de Junho de 2024
20°

Parcialmente nublado

Itapema, SC

Geral Alerta Comunitário

Porto Belo realiza amanhã (8), o Dia D de Vacinação contra poliomielite

Município promove ação no sábado para vacinar crianças contra a poliomielite em várias unidades de saúde.

07/06/2024 às 13h45 Atualizada em 07/06/2024 às 14h06
Por: Cidade 104.1
Compartilhe:
Foto - Divulgação/Prefeitura de Porto Belo
Foto - Divulgação/Prefeitura de Porto Belo

O Governo do Município de Porto Belo, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, organizará no próximo sábado (8) o “Dia D” de vacinação contra a poliomielite. A ação visa imunizar crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

As Unidades Básicas de Saúde de Porto Belo que possuem Sala de Vacinação estarão abertas das 8h às 17h para realizar a imunização. As unidades participantes estão localizadas nos bairros Jardim Dourado, Alto Perequê, Centro, Vila Nova e Sertão de Santa Luzia.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença altamente contagiosa que pode afetar tanto crianças quanto adultos. A infecção ocorre através do contato direto com água ou alimentos contaminados, podendo causar paralisia. A vacinação é a única maneira eficaz de prevenir a doença e proteger a saúde das crianças e realização do "Dia D" de vacinação é uma medida crucial para garantir que todas as crianças do município estejam protegidas contra a poliomielite. 

 

A doença

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poliomielite afeta principalmente crianças com menos de 5 anos de idade, sendo que uma em cada 200 infecções leva à paralisia irreversível, geralmente das pernas. Entre os acometidos, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios.

Os casos da doença diminuíram mais de 99% ao longo dos últimos anos, passando de 350 mil casos estimados em 1988 para seis casos reportados em 2021.

“Enquanto houver uma criança infectada, crianças de todos os países correm o risco de contrair a poliomielite. Se a doença não for erradicada, podem ocorrer até 200 mil novos casos no mundo, a cada ano, dentro do período de uma década”, estima a OMS.

 

Emergência global

Após a alteração do status da covid-19 e da mpox ou varíola dos macacos, a poliomielite figura atualmente como a única emergência em saúde pública de importância internacional mantida pela OMS.

O mesmo comitê que declarou o fim da emergência para a covid-19 e para a mpox decidiu, em maio do ano passado, por unanimidade, manter o mais alto status de emergência sanitária concedido pela entidade para a pólio.

“O comitê unanimemente concordou que o risco de disseminação internacional do poliovírus permanece como emergência em saúde pública de importância internacional e orientou para a extensão das recomendações temporárias por mais três meses”, destacou relatório da OMS.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto Belo - SC
Porto Belo - SC
Sobre o município Destaca-se por suas praias paradisíacas, como a famosa praia de Bombinhas, e suas opções de turismo náutico. A cidade é reconhecida pelo charme de suas paisagens litorâneas e pela diversidade de atividades aquáticas.
Itapema, SC Atualizado às 20h03 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 21°

Sáb 22°C 16°C
Dom 25°C 17°C
Seg 19°C 15°C
Ter 14°C 13°C
Qua 18°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete