O Governo do Município de Porto Belo, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, organizará no próximo sábado (8) o “Dia D” de vacinação contra a poliomielite. A ação visa imunizar crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
As Unidades Básicas de Saúde de Porto Belo que possuem Sala de Vacinação estarão abertas das 8h às 17h para realizar a imunização. As unidades participantes estão localizadas nos bairros Jardim Dourado, Alto Perequê, Centro, Vila Nova e Sertão de Santa Luzia.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença altamente contagiosa que pode afetar tanto crianças quanto adultos. A infecção ocorre através do contato direto com água ou alimentos contaminados, podendo causar paralisia. A vacinação é a única maneira eficaz de prevenir a doença e proteger a saúde das crianças e realização do "Dia D" de vacinação é uma medida crucial para garantir que todas as crianças do município estejam protegidas contra a poliomielite.
A doença
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poliomielite afeta principalmente crianças com menos de 5 anos de idade, sendo que uma em cada 200 infecções leva à paralisia irreversível, geralmente das pernas. Entre os acometidos, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios.
Os casos da doença diminuíram mais de 99% ao longo dos últimos anos, passando de 350 mil casos estimados em 1988 para seis casos reportados em 2021.
“Enquanto houver uma criança infectada, crianças de todos os países correm o risco de contrair a poliomielite. Se a doença não for erradicada, podem ocorrer até 200 mil novos casos no mundo, a cada ano, dentro do período de uma década”, estima a OMS.
Emergência global
Após a alteração do status da covid-19 e da mpox ou varíola dos macacos, a poliomielite figura atualmente como a única emergência em saúde pública de importância internacional mantida pela OMS.
O mesmo comitê que declarou o fim da emergência para a covid-19 e para a mpox decidiu, em maio do ano passado, por unanimidade, manter o mais alto status de emergência sanitária concedido pela entidade para a pólio.
“O comitê unanimemente concordou que o risco de disseminação internacional do poliovírus permanece como emergência em saúde pública de importância internacional e orientou para a extensão das recomendações temporárias por mais três meses”, destacou relatório da OMS.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 23° Máx. 26°