Terça, 17 de Setembro de 2024
17°

Tempo limpo

Itapema, SC

Geral Documento Animal

Florianópolis inicia emissão gratuita de RG para pets

RGA ou micropship inseridos na coleira do animal visam proporcionar maior segurança e controle municipal.

27/03/2024 às 15h23 Atualizada em 27/03/2024 às 15h59
Por: Rádio Cidade
Compartilhe:
Carteira pode ser emitida pelos tutores de pets de forma gratuita, em Florianópolis – Foto: Câmara Municipal de Florianópolis/Divulgação
Carteira pode ser emitida pelos tutores de pets de forma gratuita, em Florianópolis – Foto: Câmara Municipal de Florianópolis/Divulgação

Tutores de cães e gatos de Florianópolis podem emitir o RGA (Registro Geral Animal), um documento de identificação para pets, de forma gratuita. O serviço está disponível na Câmara Municipal da Capital (Balcão da Cidadania), na Rua Anita Garibaldi, n° 35, no Centro da Capital. O registro pode ser feito de forma presencial de segunda a sexta, das 8h às 18h, 

Segundo a Câmara Municipal de Florianópolis, o RG Animal é uma carteirinha que contém nome, espécie, idade, sexo, raça e um número de identificação único para o cão ou gato, que deve ser colocado na coleira. Os dados do tutor também são armazenados, como nome completo, RG, CPF, endereço e telefone de contato.

Com o documento RGA, é possível encontrar cães e gatos perdidos, atropelados, abandonados ou vítimas de violência, localizando o responsável através do número do microchip ou do número do RGA na coleira. 

Continua após a publicidade
Anúncio

A carteirinha também facilita nas viagens intermunicipais, interestaduais e até internacionais. Com o documento, a Prefeitura de Florianópolis pode saber a quantidade de cães e gatos na cidade e formular políticas públicas de proteção e bem-estar animal, como castração e campanhas de vacinação.

Foto - Divulgação/CMF

 

Como emitir o RG Animal em Florianópolis

O tutor ou responsável pelo cão ou gato deverá comparecer na Câmara de Vereadores para fazer o documento, que fica pronto na hora. Não é necessário levar o animal, mas é necessário apresentar os seguintes documentos:

- CPF;
- Carteira de identidade;
- Comprovante de residência em Florianópolis;
- Coto digital do animal;
- Certificado ou número do microchip se o animal possuir;
- Carteira atualizada de vacina, se possuir.

Segundo o órgão, os animais que não possuem o microchip devem ter o número do RGA devidamente identificado na coleira, assim como os pets cadastrados no registro.

Em caso de dúvida, os tutores ou responsáveis podem entrar em contato pelos números: (48) 8434-8608 (WhatsApp) e (48) 3027-5700 ou (48) 3027-5744 (ligação).

 

Leia também

Resgatados 163 cães explorados para reprodução em canil clandestino de Joinville

Câmara propõe Dog Parks para garantir bem-estar animal e colaborar com a segurança em Itapema

Em Porto Belo, animal raro é econtrado em residência

Conheça Nescau, o pet inusitado da Brenda!

Como escolher o melhor hotel para pets nas suas férias

S.O.S. Pets: Como amenizar o medo dos animais com os estampidos dos fogos de artifício

Rosinha, defensora da causa animal em Itapema conversa com Flavio Silva e Prof. Helle Borges

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.